Yes, we are shoeaholics! No, we don’t need help! (Sim, nós somos viciados em sapatos! Não, não precisamos de ajuda!)
O aviso está feito à entrada do número 26 da Calçada do Sacramento, em Lisboa. No novo espaço do Chiado — o The Feeting Room (TFR) — gosta-se de sapatos e ninguém tem problemas em admiti-lo. O vício começou nos pés de Edgar Ferreira, Bruno Araújo e Guilherme Pinto de Oliveira que, no meio de ténis, botas e sandálias, fundaram uma concept store de calçado português. Abriram a primeira loja no Porto, em abril de 2015, e agora inauguraram um espaço de 300 metros quadrados na capital do país da qual já faz parte um novo sócio, Arnaldo Pinto — também ele um shoeaholic.
“Acreditamos no valor do calçado português”, começa por explicar Edgar Ferreira ao Observador. “O TFR pretende ser a concept store de referência enquanto curadora de calçado e de lifestyle no mercado nacional“. Lá encontra marcas tão familiares como a Nobrand, Lemon Jelly, Goldmud, Freakloset, Marita Moreno e Nostudio mas também casas do universo de moda — portuguesas e internacionais — como Luís Carvalho, Carla Pontes, +351, Inimigo e FRNCH. Do vestuário à decoração, passando pelos acessórios, ainda encontra os cadernos da Fine & Candy, lápis da Viarco, jardins suspensos da Fiu e as meias originais da WestMister.
“Inspiramos-nos em referências das capitais europeias como a Colette e o Corso Como para refletir o lifestyle do nosso consumidor”, diz Edgar Ferreira. Uma influência que não passa despercebida aos clientes estrangeiros (cerca de 70%) que procuram um ambiente acolhedor para fazer compras. Já as parecenças com o número 213 da Rue Saint-Honoré, em Paris, estão à vista: da disposição do espaço ao estilo alternativo, só fica mesmo a faltar um café. “A loja do Porto conta com dois andares e com um café no piso de cima, o The Coffee Room, e já estamos a pensar como é que podemos adaptar o conceito no único piso de Lisboa”, argumenta o sócio responsável pela comunicação da marca.
Para compensar, há dois espaços exclusivamente dedicados à primeira shop-in-shop de Daniel Wellington em Portugal e à portuense concept store Clérigos In que vende marcas como Chiara Ferragni, Mykita e Stella McCartney. A caminho da internacionalização do conceito, vêm aí exposições, atuações de DJs, workshops, lançamentos e apresentações já com vinis, revistas e livros à venda. “A nossa estratégia de crescimento no país passa por ter apenas duas lojas em Portugal, mas não excluímos a possibilidade de, por exemplo, abrir uma pop up store em pleno verão no Algarve”, afirma Edgar Ferreira. “Mas abrir uma loja numa capital europeia faz parte dos nossos planos estratégicos.”
Nome: The Feeting Room
Morada: Calçada do Sacramento, 26 (Baixa/Chiado), Lisboa
Horário: De segunda a sábado, das 10h às 20h. Domingos das 12h às 18h.
Site: thefeetingroom.com