Uma startup nascida nos laboratórios do famoso Instituto de Tecnologia de Massachusetts acredita que a poluição – considerada um dos maiores flagelos do planeta desde a Revolução Industrial, no século XIX – pode converter-se em algo aproveitável, ao mesmo tempo que deixa de ser um problema para a humanidade. Por outras palavras, a Graviky Labs propõe-se escrever, com uma tinta bem diferente – que a companhia designa de Air-Ink (“tinta de ar”) – uma outra página na história sobre o futuro do planeta.

A startup transforma a poluição automóvel em tinta recorrendo a um equipamento denominado Kaalink, o qual, depois de acoplado ao tubo de escape, consegue reter até 95% das partículas, deixando passar apenas os gases. Uma vez capturadas, essas partículas são depois sujeitas a vários processos químicos, visando limpá-las de todos os agentes cancerígenos e metais pesados, resultando por fim naquilo que é descrito como “um pigmento purificado rico em carbono”.

[jwplatform KQiORW1P]

Ainda segundo a Graviky Labs, a captura de emissões num espaço de 45 minutos permite produzir 29 ml de tinta, quantidade suficiente para, por exemplo, encher o carregador da caneta que a companhia está a oferecer no âmbito da campanha de lançamento deste novo produto.

A startup garante igualmente que, através do recurso a “processos industriais perfeitamente normais”, torna-se assim possível fabricar uma tinta de alta qualidade, tão segura quanto qualquer outra já existente no mercado. O objectivo passa por produzir a Air-Ink para quatro tipo de canetas ou marcadores, que sejam recarregáveis, sendo que, no horizonte, está também tinta para impressoras.

Confiante de que este novo produto poderá ser um sucesso, a Graviky Labs antecipa que pretende utilizar os fundos conseguidos na campanha de lançamento da Air-Ink no reforço dos seus esforços, com vista à “transformação dos poluentes em soluções para a arte”. Pelo que, se esta primeira tentativa funcionar, a startup tem já previsto introduzir novos produtos, incluindo tintas de tecido, tintas de óleo e tintas de exterior.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR