A igreja católica na Austrália pagou mais de 276 milhões de dólares australianos (cerca de 200 milhões de euros) às vítimas de abuso sexual que fizeram denúncias entre 1980 e 2015, segundo dados revelados pela comissão governamental que dá resposta aos abusos sexuais a menores, citados pela BBC. O dinheiro foi dividido pelas cerca de 4.500 vítimas de pedofilia e cada uma recebeu, em média, 44 mil euros.

Os pagamentos incluíram indemnizações, tratamentos médicos, custos judiciais entre outros”, revelou Gail Furness, advogada conselheira da comissão aos abusos sexuais, sediada em Sidney.

Furness acredita que, apesar do elevado número de denúncias registado, deverão ainda existir mais vítimas que nunca tiveram coragem de se chegar à frente. “A experiência da comissão diz-nos que muitos sobreviventes enfrentam barreiras que os impediram de relatar os abusos às autoridades e à instituição em que tal aconteceu. É muito provável que o número total de crianças afetadas seja muito superior ao das reivindicações feitas”, acrescenta a advogada.

De acordo com a ABC, a The Christian Brothers – Irmãos Cristãos – foi a congregação que desembolsou a maior parte dos pagamentos, num total de cerca de 35,2 milhões de euros. Depois desta polémica, apresentou um pedido de desculpas a todas as vítimas de abusos e às suas respetivas famílias.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Para todos aqueles que foram vítimas de abusos em qualquer das nossas instalações, expressamos novamente o novo profundo pesar e duradouro pela vossa confiança ter sido traída”-, pode ler-se no comunicado da The Christian Brothers, citado por aquela estação televisiva.

No entanto, o maior número de queixas diz respeito a uma residencial católica, a De La Salle Brothers, em Queensland, no noroeste da Austrália, registando 219 casos de pedofilia. Sobre o assunto, ninguém se pronunciou.

O Governo australiano constitui a referida comissão para investigar e dar resposta a todos os casos de abuso sexual de menores praticados no país, cabendo-lhe também investigar outras instituições religiosas e organizações governamentais.