George Clooney deu uma entrevista ao francês Canal+ e não poupou críticas ao novo residente da Casa Branca. Sobre Donald Trump, o oscarizado ator norte-americano afirmou que o presidente era um “elitista de Hollywood” – da mesma indústria que tanto critica – e que o seu conselheiro Steve Bannon era um “realizador e guionista falhado”, conta o The Guardian. O artista acusou Trump de beneficiar da estratégia de pensões do Screen Actors Guild (associação que representa o setor) e que todos os anos recebe 120 mil dólares (114 mil euros) pelos papéis que desempenhou em alguns programas de televisão e filmes. “É um elitista de Hollywood”, disse.

O The Guardian recupera a declaração de rendimentos de Trump em 2015, onde este apresentava 110.228 dólares da associação, sem especificar se esse valor era anual ou o somatório do que já tinha recebido até à data. Algumas das aparições mais mediáticas de Trump no grande eccrã aconteceram no clássico da época natalícia “Sozinho em Casa 2”, na série televisiva “Príncipe de Bel Air” ou no reality show “O Aprendiz”. Com a participação no reality show, Trump terá ganho 213,6 milhões de dólares em 11 anos.

Sobre Steve Bannon, Clooney disse que era um “realizador falhado”. “Essa é a verdade, foi o que ele fez. Escreveu um musical rap, baseado em Shakespeare, sobre os conflitos em Los Angeles, que nunca conseguiu avançar. Fez muito dinheiro com Seinfield. É um elitista de Hollywood, é o que quero dizer, e é a verdade”. Ainda hoje Bannon recebe royalties sobre Seinfield, série em que foi um dos primeiros investidores, algo que os autores da série consideram “irritante”.

Já em janeiro, Clooney tinha dado voz pela campanha anti-Trump, depois do discurso de Meryl Streep, na cerimónia de entrega dos Globos de Ouro, e que lhe valeu uma resposta do presidente norte-americano no Twitter. Foi na rede social que Trump escreveu que a reputação de Streep no cinema estava “sobrevalorizada”. Clooney respondeu-lhe durante o evento de lançamento do documentário The White Helmets – Os Capacetes Brancos – na Netflix. “Eu não votei nele, eu não o apoio, eu não acho que ele seja a escolha certa”, disse o ator.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR