O que têm em comum Tim Cook, diretor da Apple, e Anna Wintour, diretora da Vogue norte-americana? A par da função, levantam-se antes do amanhecer e dedicam algum tempo a si próprios antes de começar o dia de trabalho — o chamado método miracle morning que chega agora a Portugal através do livro Manhãs Milagrosas, assinado por Hal Elrod. Como especialista em desenvolvimento pessoal, o coach adotou uma estratégia para não adiar o momento de sair da cama ou até continuar deitado depois do despertador tocar. O objetivo? Ter mais motivação e energia ao longo do dia.

“É do senso comum que ninguém gosta de se levantar cedo, mas toda a gente aprecia a sensação de ter madrugado. O mesmo acontece com o exercício físico. Para muitos de nós, a assiduidade no ginásio constitui uma dificuldade. Porém, toda a gente aprecia o bem-estar gerado pelo exercício físico. Despertar cedo, especialmente quando estamos imbuídos de um propósito, traz empoderamento aos nossos dias“, escreve Hal Elrod.

Originalmente publicado em 2014, o livro chegou às livrarias portuguesas numa edição da Pergaminho. Custa 15,50€.

No final de 2015, o Fórum Económico Mundial já tinha levado a cabo uma investigação para elaborar uma lista com as 14 coisas que as pessoas de sucesso fazem logo pela manhã. Nela constam gestos como fazer a cama, por exemplo, ler as notícias e conversar com o cônjuge. Hal Elrod não vai tão longe e em vez de 14 gestos recomenda seis hábitos para transformar a sua vida antes das oito da manhã. “O desafio consiste em conceder-se a motivação de que necessita para madrugar e criar um dia extraordinário”, remata o coach. E só demora seis minutos por dia antes do trabalho. Ora aponte:

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

1. Afaste o despertador da cama

Quando o despertador toca, a maioria das pessoas é acordada de um sono profundo pelo que a ideia de sair do conforto dos lençóis é tudo menos apelativa. Logo, é perfeitamente natural que ao primeiro toque prima o botão de repetição — o famoso snooze — para dormir mais um pouco. Está na hora de afastar o despertador da sua cama. No livro Manhãs Milagrosas, o coach Hal Elrod afirma que “esta estratégia obrigá-lo-á a levantar-se e a pôr o corpo em movimento”. Segundo o autor, “o movimento gera energia, pelo que o simples facto de se pôr de pé ajudá-lo-á a despertar”. Obrigar-se a sair da cama para desligar o despertador vai aumentar o seu nível de motivação ao acordar, mesmo que se sinta sonolento.

2. Escove os dentes

Sim, leu bem. “Nos primeiros minutos após ter despertado, ocorre uma ausência de concentração nas atividades que estão a ser realizadas. O corpo necessita de tempo para despertar”, explica Hal Elrod. Assim que se levantar para desligar o despertador deve ir para a casa de banho escovar os dentes e lavar o rosto com água. “Este simples gesto, por si só, eleva o seu nível de motivação ao despertar de 2 para 3, ou mesmo para 4”, promete o especialista em desenvolvimento pessoal.

3. Formule as suas intenções

Antes de adormecer, estabeleça as suas intenções na noite anterior. Porquê? Regra geral, o primeiro pensamento da manhã corresponde ao último pensamento que teve antes de adormecer. Se o seu último pensamento antes de adormecer for negativo, o primeiro pensamento quando o despertador toca será negativo. “Por conseguinte, a chave consiste em tomar a decisão consciente e deliberada de criar, ativa e cuidadosamente, uma expetativa positiva para a manhã seguinte”, escreve Hal Elrod no livro. Pense em momentos da sua vida nos quais se sentiu genuinamente empolgado ao despertar pela manhã (como no Natal, por exemplo) e pense como é que todos os dias podem ser assim.

Antes de adormecer, estabeleça as suas intenções para acordar com motivação e entusiasmo. (foto: Getty Images/iStock)

4. Beba um copo de água

Quantas vezes acorda cansado? É possível que precise de ingerir água assim que desperta. “É fundamental que se hidrate logo pela manhã. Após seis a oito horas sem ingerir água, é natural que se encontre medianamente desidratado. Ora, a desidratação gera fadiga”, adianta o autor de Manhãs Milagrosas. Comece por ir buscar um copo de água e beba-o rapidamente para hidratar o corpo e a mente. Em alternativa, poderá sempre deixar um copo de água preparado à noite para beber de manhã.

5. Vista a roupa de desporto

“O exercício matinal é crucial quando se trata de maximizar o seu potencial, pois estimula o seu corpo, a sua mente e as suas emoções, trazendo mais pujança ao seu dia”, explica o coach Hal Elrod. Não é novidade que a prática regular de exercício físico preserva a saúde e incrementa o nível de energia. Segundo a obra Manhãs Milagrosas, uma das vantagens de vestir a roupa de desporto logo quando acorda é o aumento da motivação para usufruir das vantagens do exercício antes de se embrenhar nas atividades do dia e ser dominado pelo cansaço.

6. Comece o dia em silêncio

“Ao invés de se lançar de rompante na azáfama de um dia frenético — deixando-se engolir pelo stress e pela sensação de sobrecarga –, passe o primeiro minuto do seu dia tranquilamente sentado, num momento de silêncio intencional”, explica o autor de Manhãs Milagrosas. Segundo Elrod, o silêncio é uma das melhores maneiras de incrementar a autoconsciência e a lucidez que nos permite manter o foco nos nossos objetivos e prioridades.