Brexit

Boris Johnson conta “com a participação de Portugal” nas negociações do Brexit

Augusto Santos Silva confirmou que teve conversa telefónica com o homólogo britânico a propósito do Brexit. "Portugal tem relações muito próximas com o Reino Unido e pode facilitar negociações".

FACUNDO ARRIZABALAGA/EPA

Autores
  • Agência Lusa

As negociações do Reino Unido com a União Europeia serão “muito difíceis”, disse esta quinta-feira o chefe da diplomacia britânica, Boris Johnson, ao seu homólogo português dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.

No telefonema, Boris Johnson frisou igualmente que o Reino Unido valoriza muito a comunidade portuguesa residente naquele país.

Às 8h30, como estava combinado, recebi uma chamada telefónica do ministro Boris Johnson. Ele hoje [quinta-feira] fez questão de me ligar para dizer que o Reino Unido queria chegar a um acordo com a União Europeia e que contava com a participação de Portugal nesta negociação — que será muito difícil”, revelou Augusto Santos Silva à Agência Lusa.

Sobre o posicionamento do Governo nas negociações de saída do Reino Unidos da União Europeia, Santos Silva afirmou que Portugal está a “fazer relações no sentido de criar um clima positivo”. O chefe da diplomacia portuguesa disse ainda que Portugal e o Reino Unido são aliados históricos e a participação de Lisboa neste processo será ativa.

“Portugal tem relações muito próximas com o Reino Unido e, portanto, isto pode facilitar o processo negocial. Portugal participa ativamente em todos os processos da União Europeia e também estaremos ativos na negociação para o Brexit”, explicou.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site