As eleições desta quinta-feira foram antecipadas por Theresa May, que assumiu o poder sem ser eleita ao substituir David Cameron, que abandonou o cargo depois do referendo que decidiu a saída do Reino Unido da União Europeia.

As urnas fecharam às 22h00. Ao mesmo tempo, foram divulgadas as projeções que deram a vitória a May, mas sem maioria absoluta. Poucos minutos depois, e ainda sem resultados oficiais, começaram a surgir as primeiras capas dos jornais britânicos. E aí, é oficial: Theresa May ganha a maioria das primeiras páginas.

As imagens de May vêm frequentemente acompanhadas com trocadilhos da expressão “hung parliament”, que é utilizada para designar um parlamento em que nenhum partido tem maioria absoluta. É um “parlamento pendurado” traduzido de forma literal.

Mas, em dia especial, também a rotina dos jornais é outra. Entre as 2h e as 3h da manhã, pelo menos três jornais — o Daily Mail, o The Sun e o The Telegraph — já tinham começado a imprimir uma segunda edição, já com base nas novas projeções.

May: “Vou reflectir sobre o que aconteceu”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR