O fisco espanhol apresentou uma denúncia contra o treinador português. José Mourinho é acusado de lesar o fisco em 3,3 milhões de euros, no período entre 2011 e 2012, quando era treinador do Real Madrid.

A notícia está a ser avançada pela imprensa espanhola. De acordo com o El País, dos 3.304.670 euros, 1.611.537 milhões de euros dizem respeito ao ano de 2011 e 1.693.133 milhões de euros ao ano de 2012.

Segundo as autoridades fiscais espanholas, o treinador português serviu-se de uma sociedade estruturada, cuja data de criação não se conseguiu apurar, com o “objetivo de tornar fisicamente opacos os benefícios dos seus direitos de imagem”. O contrato entre José Mourinho e o Real Madrid foi assinado a 31 de Março de 2010, cidade que passou a ser a sua residência permanente. Perante esta mudança, adquiriu o estatuto de residente fiscal em Espanha.

Já em 2014 Mourinho foi avisado pelo Ministério das Finanças espanhol que as suas declarações de rendimentos, realizadas entre 2010 e 2012, estariam sob investigação. O treinador viria a reconhecer, em 2015, a ausência de declarações sobre os seus direitos de imagem e concordou em pagar uma multa de 1.146.307,83 euros, de acordo com a justiça espanhola.

O fisco explica que a empresa Kooper Services, que Mourinho detém a 100% através da entidade Kaitaia Trust, com sede na Nova Zelândia,“foi criada com o objetivo de esconder os seus direitos de imagem”.

A situação é semelhante à de Cristiano Ronaldo. Diz respeito ao facto de o treinador português, atualmente no Manchester United, ter cedido os seus direitos de imagem a uma sociedade com sede nas Ilhas Virgens Britânicas. A denúncia sobre José Mourinho surge no mesmo dia em que é conhecida a data em que Cristiano Ronaldo, que também está acusado pelas autoridades espanholas, será presente à justiça madrilena.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR