Viral

A imagem que se tornou viral nas redes sociais (mas é falsa)

679

Trump na beirinha da cadeira, debruçado, a ouvir. Erdogan de mão no queixo, expectante. No centro, que nem um Don da família Corleone, Putin. A foto está a correr mundo. Só há um problema: é falsa.

À esquerda, o norte-americano Donald Trump (e o seu penteado) curvado, na cadeira, a ouvir, expectante. À direita, o turco Recep Tayyip Erdoğan de mão no queixo, também atento. No centro, em pose de “Padrinho” da família Corleone, Vladimir Putin. A imagem está a correr mundo. Só há um problema: é falsa.

A imagem de Vladimir Putin foi escolhida a dedo. A linguagem corporal do presidente russo mostra-o dominante, confortável no papel de centro das atenções da reunião do G20 em Hamburgo, Alemanha, no final da semana passada. Mas Vladimir Putin não estava ali: no seu lugar estava uma cadeira branca, vazia (que pertencia a Theresa May, primeira-ministra do Reino Unido).

Alguém colocou naquele espaço a imagem de Putin, alterou a ficha de “United Kingdom” para “Russian Federation” e a fotografia tornou-se viral, um símbolo de subserviência de Trump (e não só) a Vladimir Putin.

Na realidade, a foto da Getty Images (Anadolu Agency) era esta:

Um jornalista da cadeia norte-americana ABC foi um dos primeiros a tentarem conter a difusão da imagem nas redes sociais. A imagem foi alterada a partir de uma fotografia utilizada em várias notícias que se escreveram nos últimos dias sobre a cimeira do G20.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: ecaetano@observador.pt

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site