Olá

864kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

36 temporadas depois, Doctor Who vai ter uma mulher como protagonista

Este artigo tem mais de 5 anos

A série britânica de ficção científica Doctor Who vai ter pela primeira vez em cinquenta e quatro anos uma mulher como protagonista. Anúncio foi feito no domingo e está a ser bem recebido pelos fãs.

"A Jodie é uma força de natureza incontestável", afirmou o novo produtor e argumentista da série, Chris Chinball
i

"A Jodie é uma força de natureza incontestável", afirmou o novo produtor e argumentista da série, Chris Chinball

Getty Images

"A Jodie é uma força de natureza incontestável", afirmou o novo produtor e argumentista da série, Chris Chinball

Getty Images

Cinquenta e quatro anos, trinta e seis temporadas e doze atores depois, a série britânica de ficção científica Doctor Who vai ter finalmente uma mulher como protagonista. Sua graça? Jodie Whittaker, atriz que sucede a Peter Capaldi na próxima temporada da série.

O anúncio foi feito depois da final do Wimbledon, transmitida pela BBC — a mesma estação que produz e transmite a série –, através de um trailer que revela mesmo a terminar o rosto do novo Doctor Who.

A atriz, nomeada em 2016 para o prémio de melhor atriz nos British Independent Film Award e conhecida pelo seu papel como Beth Latimer em Broadchurch (BBC), já assumiu estar “ansiosa para começar esta jornada épica”, dizendo ser “uma honra” representar uma personagem com a importância de Doctor Who.

Chris Chinball, que substituiu Steven Moffat como produtor e argumentista da série, disse estar “entusiasmado” com a escolha, garantindo que o objetivo foi sempre escolher uma mulher para assumir o papel. “A Jodie é uma força de natureza incontestável, divertida, inspiradora e super inteligente”, afirmou o novo showrunner da série.

Doctor Who, produzida e transmitida pelo canal britânico desde 1963, conta a história e as aventuras do Senhor do Tempo, um alienígena do planeta Gallifrey que explora o universo na sua máquina do tempo — uma cabine telefónica da polícia tipicamente londrina –, enquanto tenta salvar civilizações.

Como conta a BBC, a decisão de escolher Jodie Whittaker para protagonista da história está a ser relativamente bem recebida entre os seguidores da série, com vários fãs a falarem na importância da escolha de uma mulher para a discussão sobre a igualdade de género.

A própria atriz assumiu um papel nessa discussão, dirigindo-se diretamente aos fãs. “Quero dizer aos fãs que não tenham medo do meu género. Este é um momento realmente emocionante. E Doctor Who representa tudo o que é emocionante sobre a mudança”, sublinhou Jodie Whittaker.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.