Feito o anúncio de que também a Mini terá, no futuro, versões eléctricas dos seus modelos, o Grupo BMW acaba de reafirmar essa mesma intenção, através do anúncio de que o primeiro Mini 100% eléctrico será uma variante da versão 3 portas, cuja produção arrancará em 2019, no Reino Unido. Sendo que o modelo fará parte de uma estratégia mais ampla de electrificação, que passa pela oferta de versões eléctricas ou híbridas plug-in, com base em todos os modelos e marcas do grupo.

“A produção de um Mini exclusivamente eléctrica é uma espécie de regresso às raízes e aos esforços de electrificação iniciados em 2008, com o protótipo Mini E”, afirma o grupo alemão em comunicado, recordando que “centenas de protótipos equipados com propulsão eléctrica foram então construídos para testes a nível mundial, tendo desempenhado um papel crucial no desenvolvimento tanto do BMW i3, como do i8”.

Recorde-se que o Grupo BMW deu recentemente início à fase de vendas do primeiro Mini híbrido plug-in, o Cooper S E Countryman All4, o qual tem na base um conjunto de baterias que, no entanto, não garantem mais que 19 km de autonomia eléctrica.

O primeiro de muitos

O Grupo BMW assume estar a desenvolver uma nova arquitectura, mais flexível, capaz de permitir a electrificação de todos as marcas e modelos do grupo.

“A electrificação é um dos pilares centrais da estratégia corporativa intitulada ‘Number One Next’ e que permitirá que todas as marcas e modelos do grupo possam vir a ser electrificados”, refere, no mesmo comunicado, o fabricante. Salientando que a concretização desta ambição tanto poderá ser feita “através da oferta de variantes exclusivamente eléctricas, como de versões híbridas plug-in, ambas propostas lado a lado com as tradicionais versões com motores de combustão”. Ao mesmo tempo, “novas variantes electrificadas serão colocadas no mercado ao longo dos próximos anos e para lá de 2020”, ao passo que “uma nova arquitectura que servirá de base à próxima geração de veículos será concebida de forma a permitir que também os futuros modelos possam vir a ser propostos em versões 100% eléctricas”.

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Hoje com uma oferta que passa pelas variantes híbridas plug-in BMW 330e Performance, 530e iPerformance, 740e iPerformance, 225xe Active Tourer, i3, i8 X5 xDrive 40e e Mini Cooper S E Countryman All4, o conglomerado alemão tem já igualmente na calha, pelo menos, mais quatro modelos: BMW i8 Roadster (PHEV), com lançamento agendado para 2018; Mini 3 portas (BEV),para 2019; BMW X3 (BEV) para 2020; e BMW iNext para 2021.

Ainda quanto ao Mini 100% eléctrico, cuja produção está agendada para começar sensivelmente dentro de dois anos, contará com componentes produzidos no centro de mobilidade eléctrica do grupo, junto às fábricas de Dingolfing e Landshut, na região alemã da Bavária, ao passo que os futuros modelos plug-in serão produzidos em 10 diferentes unidades de produção, espalhadas pelo mundo inteiro.

Plug-in podem representar 15 a 25% em 2025

As previsões do fabricante são de que, em 2025, a oferta plug-in atinja entre 15 e 25% das vendas do grupo, ainda que, neste momento, mais concretamente em Junho de 2017, não ultrapassem os 4%.

Segundo o membro do conselho de administração responsável pela produção, Oliver Zipse, “a sistema adaptável de produção é inovador e capaz de reagir rapidamente a alterações na procura”. O que significa que, caso seja necessário, é possível “aumentar rapidamente e de forma eficiente a produção de componentes para modelos eléctricos, em linha com os desenvolvimentos dos mercados”.