No espaço de uma hora, Lavertezzo passou de um pequeno paraíso tropical para uma concentração de turistas. Tudo por causa de um vídeo que rapidamente ficou viral.
O responsável deste feito foi jovem que, com um simples vídeo que partilhou no seu Facebook, conseguiu mudar a história da localidade na Suíça. As imagens mostram as suas águas cristalinas e as muitas paisagens. O vídeo, intitulado “As Maldivas de Milão” — a terra fica na fronteira com Itália e Milão está a pouco mais de 120 km — teve dois milhões e meio de visualizações.
Desde 10 de julho – dia da publicação do vídeo – a localidade tem sido “assaltada” por milhares de turistas. Mas o problema não é este. De facto, com a chegada de tanta gente, Lavertezzo encheu-se tanto de turistas como de lixo, como beatas ou restos de comida. Segundo um morador local, citado pelo Ticino News, a localidade tornou-se caótica. “Muitos não têm respeito por nada. Dormem nos carros, correm pelas ruas meio nus e tornaram tudo numa casa de banho pública”, escreve o El Español.
Já Roberto Bacciarini, responsável por aquela cidade, considera que o vídeo foi uma ótima forma de “atrair visitantes àquela zona”, mas que devia ter sido explicado como se deviam comportar, cita o mesmo jornal.
Veja a fotogaleria acima com as imagens deste pequeno paraíso suíço.