(notícia atualizada com comunicado da Easyjet a sublinhar que não era um funcionário seu e a explicar o atraso)

Um homem que trazia um bebé ao colo terá sido esmurrado por um funcionário do aeroporto de Nice, sul de França. Segundo o relato feito pela imprensa britânica, o passageiro estaria à espera de um voo da Easyjet para Londres (aeroporto de Luton) que estava com atraso de 14 horas. A imagem, que começou a circular nas redes sociais, mostra que houve um desentendimento com um funcionário — que a companhia aérea garante não ter ligação — e que, a certa altura, o funcionário desferiu um soco. A Easyjet está “com urgência” a averiguar o que se passou.

https://twitter.com/ArabellaArkwri1/status/891407362678018054

O momento, que se terá passado este sábado, foi registado por uma utilizadora da rede social Twitter, Arabella Arkwright, que remeteu a imagem a alguns dos principais jornais britânicos. Segundo a descrição feita pela testemunha, o passageiro (em terra) trazia ao colo um bebé de nove meses de idade. O funcionário em causa será francês.

Impaciente com o atraso, “o homem com o bebé foi lá e falou com o francês e o francês não lhe respondeu, apenas sorriu de forma antipática — dali a momentos, atingiu o lado esquerdo do rosto do homem”. Esta é a descrição feita por Arabella Arkwright, citada pelo The Telegraph, que acrescenta que foi o seu marido que afastou o funcionário do passageiro.

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A polícia foi chamada ao local, mas o homem acabou por embarcar no avião, sendo aplaudido pelos outros passageiros à entrada na aeronave, segundo o relato de Arabella.

Contactada pelo mesmo jornal, a Easyjet disse-se “muito preocupada” com o incidente e garante estar “com urgência” à procura de respostas. O funcionário em causa trabalha, garante a Easyjet, para uma empresa associada que trabalha no aeroporto de Nice.

Easyjet esclarece que funcionário não era da companhia

Em comunicado posterior, a companhia aérea diz que “recebeu com apreensão a notícia sobre o incidente em Nice entre um passageiro e um funcionário de uma empresa prestadora de serviços ao Aeroporto de Nice. A pessoa em causa não é membro da equipa easyJet nem trabalha para o handling da easyJet em Nice. Apresentámos este caso ao Aeroporto de Nice e ao seu fornecedor, Samsic, e o aeroporto confirmou a suspensão do trabalhador”.

A propósito do atraso no voo, a empresa pede “sinceras desculpas pela demora”.

O atraso deveu-se a um problema de natureza técnica causado por um veículo de abastecimento no aeroporto de Nice, que se afastou ainda com parte da mangueira ainda conectada à aeronave. Daqui resultaram alguns danos e tivemos que encontrar uma aeronave e tripulação de substituição. Embora fosse expectável que uma aeronave e tripulação de substituição pudessem vir de Lyon para operar o voo, tal não foi possível e a aeronave e tripulação de substituição foram enviadas de Londres Gatwick. Trabalhámos arduamente para organizar um voo de substituição para que os passageiros pudessem viajar para Londres Luton o mais rápido possível. Sabemos e compreendemos a frustração causada pelo atraso.

A empresa acrescenta, ainda, que “o pessoal de terra da easyJet em Nice manteve os passageiros informados e nossa aplicação de monitorização de voos foi atualizada sete vezes durante o período de atraso, mantendo os passageiros ao corrente do estado do voo. Foram distribuídos vouchers de alimentação aos passageiros”.