Uma onda de calor que está, esta sexta-feira, a atingir as zonas sul e este do continente europeu provocou até ao momento duas mortes, uma na Roménia e outra na Polónia, noticia a agência Reuters. E há ainda notícias a dar conta de vários internamentos na sequência de insolações e outros problemas relacionados com o calor.

A Itália e os países dos Balcãs são os mais afetados pela onda de calor, apelidada de Lucifer. Mas o sul da Polónia também está a ser afetado. Na Albânia, cerca de 300 bombeiros estão a combater 75 incêndios. O país já pediu, inclusive, apoio de emergência à União Europeia.

No total, dez países foram colocados sob alerta vermelho pelo Meteoalarm, o serviço meteorológico europeu: Itália, Eslovénia, Hungria, Croácia, Polónia, Sérvia, Roménia, Montenegro, Bósnia e Albânia. Nas zonas afetadas, as temperaturas podem ser superiores a 40 graus.

Em Portugal temperaturas também chegam aos 40 graus

Esta sexta-feira, a Direção-Geral da Saúde recomendou à população medidas de proteção contra o calor, face à previsão de temperaturas muito elevadas até ao fim de semana, que poderão atingir os 40 graus em alguns distritos do interior.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O IPMA colocou sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, os distritos da Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Setúbal, Évora, Beja e Faro devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima até ao fim de semana. O aviso amarelo significa situação de risco para determinadas atividades dependentes das condições meteorológicas.

Temperaturas podem chegar aos 40 graus. Veja aqui as precauções a ter