786kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Tweet polémico de João Quadros leva Nuno Markl a tirar férias do Facebook

Este artigo tem mais de 5 anos

João Quadros incendiou o Twitter na segunda-feira e na quinta Nuno Markl anunciou que ia tira férias do Facebook. Porque há "demasiado ódio, ira e embirração". E "não faz bem nenhum à saúde".

Nuno Markl anunciou no Facebook que vai continuar ativo no Instagram
i

Nuno Markl anunciou no Facebook que vai continuar ativo no Instagram

© Hugo Amaral/Observador

Nuno Markl anunciou no Facebook que vai continuar ativo no Instagram

© Hugo Amaral/Observador

João Quadros escreveu no Twitter. E, no Facebook, Nuno Markl foi-se. Ou pelo menos diz que foi. Desde segunda-feira que as redes sociais em Portugal discutem a frase que o argumentista e colunista escreveu na rede social, a propósito de uma declaração de Passos Coelho na festa da rentrée do PSD, no Algarve. “Eu a pensar que só havia uma cabeça rapada em casa do Passos”. Contexto: a mulher de Passos Coelho, Laura Ferreira, é uma paciente oncológica que foi submetida a tratamentos com quimioterapia.

Quando, em 2015, o ainda primeiro-ministro confirmou o diagnóstico da esposa para evitar mais especulações, pediu respeito pela privacidade da família.

Como se tornou do conhecimento público recentemente, e para evitar mais especulações sobre este assunto, confirmo que foi diagnosticado à minha mulher, Laura Ferreira, um problema do foro oncológico que está a ser devidamente acompanhado”, referiu Pedro Passos Coelho, numa nota pessoal enviada à agência Lusa.

A alusão à “cabeça rapada” — característica dos movimentos de extrema-direita nacionalistas vulgarmente conhecidos por skinheads — surgiu depois de Passos Coelho ter dito na festa do PSD, no Pontal, que a alteração da lei da emigração era uma cedência ao “radicalismo de esquerda”, porque era uma alteração “à lei de estrangeiros, que na prática permite que qualquer pessoa possa ter autorização de residência em Portugal”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O PS e o Bloco reagiram ao discurso de Passos Coelho, acusando-o de xenofobia. Nas palavras de João Galamba, porta-voz do PS, Passos Coelho ensaiou “um discurso racista e xenófobo” e nas de Joana Mortágua, deputada do Bloco de Esquerda, o líder do PSD teve um discurso “que vai ao encontro de posições xenófobas recentes, que o próprio Passos Coelho disse não fazerem parte da tradição” do partido.

PS e Bloco acusam Passos de xenofobia

João Quadros achou que isso era suficiente para fazer brincadeiras com “cabeças rapadas”, pelo que as reações ao seu tweet surgiram com natural fúria. “Muito reles”, “tweet lamentável”, “faltam as palavras onde sobra o vómito” ou “és um porco e um cão”. Entre a fúria, um comentário de uma utilizadora que diz: “Lel ri-me, aparentemente posso porque tenho cancro, se não tivesse parece que não podia”.

Entre as reações mais agressivas acabou por se destacar a de André Ventura, candidato do PSD à Câmara de Loures, que, na sua página de Facebook, admitia usar dar uns “socos na cara” ao argumentista. João Quadros respondeu-lhe em várias mensagens públicas, através do Twitter, mantendo o mesmo tom sarcástico na resposta à potencial ameaça física.

Talvez um candidato não deva utilizar este tipo de linguagem…que se lixe! Se estivesse à frente do João Quadros agora dava-lhe socos na cara até perceber a barbaridade que disse. Vergonha! Ganhem vergonha!

Posted by André Ventura on Monday, August 14, 2017

A fúria alastrou-se a Nuno Mark, amigo do argumentista há vários anos. Aquilo que descreve como “demasiado ódio, ira e embirração” levou-o a anunciar que ia “meter a página pública de Facebook de férias” e que não sabia quando voltava. “Sinto que isto não faz bem nenhum à saúde.” Uma hora depois, fez novo post, sobre o mesmo tema: João Quadros.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora