Os independentistas catalães estão a apelar à população para que, no próximo domingo, saia à rua com caixas de cartão para o caso de as urnas não chegarem aos locais de voto. Fonte do movimento, disse ao El Confidencial que as listas de recenseamento e os boletins de voto já estão prontos e que, “portanto, as pessoas vão votar”. “Apenas precisamos de saber como é que as urnas vão chegar às escolas. A nossa maior preocupação é que sejam confiscadas antes de lá chegarem, mas já demos instruções para que as pessoas improvisem.”
Para garantir que os independentistas não consigam entrar nas assembleias de voto, o Ministério Público espanhol ordenou à polícia catalã que as mantenha fechadas até domingo e que, nesse dia, monte um dispositivo de segurança permanente em frente às escolas, refere o El Confidencial. Caso seja necessário reforçar o policiamento, o Ministério Público esclareceu que os Mossos d’Esquadra podem recorrer à polícia municipal. A Polícia Nacional e da Guardia Civil só devem ser chamadas em último recurso.
Ao jornal espanhol, a mesma fonte garantiu que “ninguém ficará sem votar” e que o referendo será feito “nem que seja numa caixa de sapatos”. “E, se por acaso, a polícia chegar antes de nós às escolas e não consigamos entrar, vamos votar na rua com as urnas feitas de cartão”, salientou.
O que poderá mesmo ter de vir a acontecer: segundo o El Confidencial, que cita fontes da Polícia Nacional e da Guardia Civil, as autoridades estão a controlar as urnas oficiais, feitas em acrílico. Depois das últimas eleições na Catalunha, estas foram armazenadas nos locais de voto cujos responsáveis têm agora a obrigação de impedir o seu uso por parte dos independentistas. Ainda de acordo com o El Confidencial, estes responsáveis estão a ser vigiados pelas autoridades para impedir que estes sejam contactados pelos organizadores do referendo de 1 de outubro.