Donald Trump anunciou, este sábado, que irá a Porto Rico já esta terça-feira, com a mulher Melania. O Presidente dos Estados Unidos espera ainda conseguir passar pelas Ilhas Virgens Americanas.

A viagem que surge após trocas de acusações entre o Presidente dos Estados Unidos e a mayor de San Juan, em Porto Rico, devido à atuação de Washington no rescaldo do furacão Maria, que devastou a ilha e fez 16 mortos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As primeiras acusações partiram da presidente do município de San Juan, durante a tarde desta sexta-feira.

Nós estamos a morrer aqui. E não consigo conceber que a maior nação do mundo não consiga perceber a logística de uma pequena ilha. Portanto, socorro, estamos em apuros”, afirmou CarmenYulín Cruz.

O furacão Maria, o mais forte furacão a atingir Porto Rico nos últimos 90 anos, deixou um rasto de devastação na ilha e os habitantes estão agora com falta de comida, sem água, eletricidade e combustível, lê-se no jornal inglês The Guardian.

A autarca fez ainda uma série de críticas à Agência Federal de Gestão de Emergências (FEMA, na sigla americana) devido à toda a burocracia. “Vou fazer aquilo que nunca pensei fazer: estou a implorar. Estou a implorar a quem quer que nos consiga ouvir para nos salvar da morte. Se está alguém a ouvir-nos, estamos a morrer. E estão-nos a matar com a ineficiência e com a burocracia.”

Para Carmen Yulín Cruz, se não se der comida e água à população, assitir-se-á a “algo semelhante a um genocídio“. “Por isso, Sr. Trump, estou a implorar para assumir o controlo e salvar vidas.”

A resposta do Presidente dos Estados Unidos não tardou. Este sábado, Donald Trump fez uma série de tweets sobre a questão de Porto Rico, tendo acusado a autarca de San Juan de “fraca liderança” através do Twitter.

Querem tudo feito por eles quando deveria ser um esforço comunitário. [Estão] 10 mil funcionários federais na ilha a fazer um trabalho fantástico”, acrescentou o líder norte-americano.

O Presidente dos EUA sublinhou o “ótimo trabalho” que os militares têm feito em Porto Rico, que ficou “totalmente destruído”, e “apesar de não haver eletricidade, estradas, telefones, etc”.

E continuou com os ataques, referindo que “os resultados dos esforços de recuperação” de Porto Rico “falarão mais alto que as queixas da autarca de San Juan“. “Estamos a fazer tudo o que podemos para ajudar as pessoas de Porto Rico.”

Em jeito de resposta a Trump, Carmen Yulín Cruz também recorreu à sua página de Twitter, onde referiu que o “só há um objetivo: salvar vidas” e que “não nos podemos distrair com mais nada”. A autarca publicou ainda várias fotografias não só com as populações, mas com as equipas de salvamento.