Jogam na mesma posição, têm praticamente a mesma idade, representam a mesma Seleção e solidificaram a mesma importância em cada um dos clubes que representam. William Carvalho e Danilo Pereira, os dois ‘6’ de Sporting e FC Porto, serão esta noite rivais em Alvalade mas é muito mais aquilo que os une do que separa. Das coisas mais conhecidas a outras menos abordadas. Como, por exemplo, o facto de serem os dois jogadores mais valiosos em termos de mercado em cada um dos plantéis de leões e dragões que entram hoje em campo.

Olhando para os números apresentados pelo site especializado Transfermarkt, William Carvalho é o jogador verde e branco com maior valor de mercado (25 milhões de euros), ao passo que Danilo Pereira surge como o mais valioso entre os azuis e brancos, avaliado em 20 milhões de euros. Ainda no top surgem nomes como Gelson Martins (20 milhões), Yacine Brahimi (18), Rui Patrício (16), Bas Dost (16) e Óliver Torres (14).

Mas há aqui mais uma história curiosa entre os dois médios. Uma história que, provavelmente, responderia àquela pergunta que ainda hoje muita gente tem: seriam compatíveis na mesma equipa? Danilo foi um dos primeiros pedidos de Jorge Jesus em Alvalade, o negócio entre Sporting e Marítimo esteve praticamente fechado mas, à última hora, o médio foi desviado para o FC Porto. E esse episódio deteriorou durante dois anos as relações com o conjunto insular, depois de Bruno de Carvalho garantir que “o jogador estava fechado com o Sporting por 4,5 milhões mas que, 48 horas depois, o negócio foi feito com o FC Porto por 3,8 milhões de euros”. “Carlos Pereira foi o primeiro a ensinar-me a matemática reversiva”, disse o líder leonino.”Quando disse que o euro é igual a norte ou a sul, estava a transmitir que tinha concorrência e devia de andar um pouco mais. O negócio a norte foi muito melhor. Mas, se o negócio não foi feito pelo Sporting, foi por exclusiva responsabilidade do seu presidente que atrapalhou as negociações”, respondeu o homólogo maritimista, Carlos Pereira.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Nos valores globais dos plantéis, o FC Porto tem o grupo mais valioso da Liga com 176,4 milhões de euros, quase 20 milhões a mais do que o Sporting (156,8). Por posições, os leões têm guarda-redes (17,15-5,90) e avançados (72,65-63,5) mais cotado , ao passo que os dragões dominam na defesa (52-29) e no meio-campo (55-40).

De referir, a título de curiosidade, que neste defeso, ao contrário do que tinha sido normal nas últimas temporadas, o FC Porto praticamente não gastou dinheiro neste defeso, assegurando apenas a contratação do guarda-redes Vaná ao Feirense por um milhão de euros. Assim, os “reforços” acabaram por ser regressos ao clube, casos de Aboubakar (que tem um valor de mercado de dez milhões de euros), Ricardo (9), Diego Reyes (6), Marega (4) ou Hernâni (3,5). Em contraponto, o Sporting investiu cerca de 30 milhões de euros em jogadores como Acuña ou Bruno Fernandes.