A autarca de Barcelona afirmou que recebeu várias denuncias de “agressões sexuais” durante as cargas policiais deste domingo, a propósito do referendo para a independência da Catalunha. As declarações foram feitas durante uma entrevista à rádio RAC1.

Além de mostrar a sua indignação com a atuação da polícia perante as pessoas que queriam votar, Ada Colau afirmou que houve casos de “agressões sexuais”, uma delas em Barceloneta, um bairro de Barcelona.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Uma outra jovem terá sido agredida na assembleia de voto em Pau Claris, em Eixample (Barcelona). Segundo a própria, a polícia partiu-lhe os dedos da mão da mão direita, um a um, e um dos agentes ainda lhe tocou nos seios, refere o La Vanguardia.

Também o vice-presidente do parlamento basco, Gorka Knorr, denunciou um caso de agressão sexual através da sua página de Twitter.

“A uma amiga nossa a Polícia Nacional deu uma tareia enquanto gritavam ‘não gosto das tuas mamas'”, lê-se no tweet.

Colau adiantou que será apresentada uma queixa nos tribunais e lamentou o que aconteceu ao longo do dia de ontem.

A autarca também não poupou críticas ao primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy: “O que vivemos ontem na Catalunha, em diferentes lugares, é a cobardia de um presidente de Estado que enviou milhares de polícias com ordem de ser cruel com uma população indefesa”, afirmou Ada Colau, citada pelo El Mundo.