A agência de análise de risco Standard and Poor’s Global Ratings (S&P) anunciou esta terça-feira que baixou de CC para D (de incumprimento provável para default) a classificação dos títulos de dívida estatal de 2018, mantendo no entanto a Venezuela em SD (default seletivo).

Num comunicado, a S&P explica que a Venezuela incumpriu com o pagamento de um título com vencimento em 2018, por 35 milhões de dólares (29,4 milhões de euros). “Segundo os nossos critérios de incumprimento de pagamento, baixámos a nota para D”, explica a empresa.

Em novembro do ano passado, a S&P colocou a Venezuela em SD, devido ao incumprimento de obrigações da dívida. Por outro lado, a agência Fitch declarou a Venezuela, em dezembro passado, em “default parcial”. Apesar de a Venezuela ter as maiores reservas de petróleo do mundo, tem visto intensificar-se a crise económica interna nos últimos três anos.

No país são cada vez mais frequentes protestos da população por dificuldades no acesso a bens de primeira necessidade e medicamentose também pela alta inflação, que, segundo fontes não oficiais, foi de 2.000% nos últimos 12 meses.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR