Um grupo de homens, cerca de uma dúzia, persegue e apedreja uma vaca até a conseguir derrubar. Estão num campo aberto e de erva verdejante, um rancho privado que invadiram à procura de comida. Quando conseguem derrubar o animal, outros homens que estavam por perto, presumivelmente à procura de outros animais, correm em direção à vaca caída para se servirem de alguma coisa. O vídeo, não aconselhável a pessoas mais sensíveis, chegou às redes sociais nos últimos dias como símbolo da grave crise económica que se vive na Venezuela, e que se agrava de dia para dia.

A Reuters noticiou não só este vídeo da perseguição a gado mas, também, assaltos a supermercados e centros de distribuição de alimentos, não só em Caracas mas, também, na região de Mérida. Apesar da recuperação no preço do petróleo nos últimos meses — superaram os 70 dólares por barril pela primeira vez em três anos –, mas a crise e a inflação continuam a colocar milhões de venezuelanos à beira do desespero.

“Estão a caçar. As pessoas têm fome”, diz o narrador do vídeo que ilustra esse desespero. Um deputado da oposição ao regime de Nicolás Maduro diz que este está longe de ser um caso isolado, assegurando que várias centenas de animais já foram mortos desta maneira: grupos de homens invadem ranchos privados onde sabem que existe gado nas pastagens e matam os animais com pedras e facas.

O vídeo — repetimos, não aconselhável a pessoas mais sensíveis — está a circular nas redes sociais.

“O que estamos a viver é algo bárbaro. O regime desumano de Nicolás Maduro está a ignorar a tragédia que os venezuelanos estão a viver”, escreveu no Twitter Juan Guaido, outro membro da oposição ao governo de Maduro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Suspensas fiscalizações a supermercados na Venezuela e permitidos aumentos de preços

FOTO: Marcus Bello/REUTERS