José Enrique Abuín Gey, conhecido por El Chicle, só foi detido nos últimos dias do ano passado. Mas há vários meses que era suspeito do sequestro e assassinato de Diana Quer — a jovem madrilena que desapareceu na localidade de A Pobra do Caramiñal, na Corunha, na Galiza, e cujo corpo foi encontrado num poço edifício industrial abandonado em Rianxo, na Corunha. Foram 496 dias à procura da jovem. Como conseguiu El Chicle desviar a atenção das autoridades? Com inocência, indo à polícia dizer que estava com medo das perseguições e tentando denunciar um vizinho por tráfico de drogas.

“Morena, vem aqui”. A história dos 496 dias do desaparecimento de Diana Quer

“Uma conversa informal”. Foi com esse pretexto que El Chicle contactou dois agentes da Guardia Civil, três meses depois do desaparecimento de Diana Quer — do qual foi autor — e um mês depois de o telemóvel da jovem ter sido encontrado por um pescador, perto de Taragoña, a cerca de 20 quilómetros de A Pobra do Caramiñal — local onde Diana e a família estavam a passar férias, quando a adolescente desapareceu. Na verdade, El Chicle queria perceber o que a polícia queria dele, embora ele soubesse o que estava em causa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Há dois ou três carros a seguir-me. No outro dia era um Qashqai cinzento — um cinzento a puxar para o preto ou algo assim. No dia seguinte foi um Renault Laguna”, disse El Chicle ao abordar a polícia.

Mostrando-se aparentemente desentendido, El Chicle tentava saber, como se não soubesse, o que a polícia queria dele. Ele sabia perfeitamente porque o seguiam mas entrou em contacto com as autoridades para tentar enganá-los, dizendo-lhes que estava com medo e não percebia o que estava a acontecer.

Fiquei chocado ao ver dois carros atrás de mim. O que há de errado? Não estou envolvido em nada“, disse ainda El Chicle.

Enquanto tentava convencer as autoridades de que não estava envolvido no caso do desaparecimento e assassinato de Diana Quer, El Chicle tentou ainda desviar a atenção das autoridades para outro caso: o vizinho que supostamente traficava droga. Na verdade, o próprio El Chicle era membro do grupo “Os Fanchos” — uma rede de traficantes de drogas da zona. E chegou a ficar preso durante dois anos.

Tráfico de drogas, violações e sequestros. Quem é El Chicle, o assassino de Diana Quer?

As distrações que El Chicle tentou causar não resultaram e acabou por ser detido no dia 29 de dezembro de 2017. Acabou por confessar que tentou violar Diana Quer e estrangulou-a depois de a jovem madrilena ter resistido. O corpo de Diana foi encontrado no último dia do ano dentro de um poço. A jovem tinha as pernas amarradas a blocos de cimento que a mantinham submersa — o que também permitiu deixar o corpo em boas condições. Ainda assim, muitas perguntas estão ainda sem resposta.

As 5 perguntas a que a autópsia de Diana Quer vai responder