Um sismo de magnitude 6.3 na escala de Richer fez-se sentir na manhã desta sexta-feira a 77 quilómetros a nordeste da cidade de Loreto, no México, no mar entre os estados mexicano de Baixa Califórnia do Sul e Sinaloa. O sismo aconteceu às 9h17 horas locais.

Até ao momento, não há registo de feridos nem mortes. A Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos ainda não emitiram nenhum aviso de tsunami para a costa oeste norte-americana. “Já sentimos terramotos semelhantes. Não há destruição. Os meus pratos nem sequer caíram”, contou Yolanda Vallejo, dona do parque de estacionamento Rivera del Mar, em Loreto, à Associated Press.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos, o terramoto foi registado a uma profundidade de 10 quilómetros. A zona onde foi sentido o sismo é deserta, com pequenas cidades de pescadores, populares entre os turistas norte-americanos.

Este sismo aconteceu na zona da falha de Santo André, que atravessa de uma ponta à outra o estado da Califórnia. O maior sismo registado na falha de Santo André aconteceu em 1857, com uma magnitude de 7.9. O mais recente aconteceu em setembro e provocou mais de 360 vítimas mortais.

Porque é que há tantos sismos (e tão fortes) no México?