Mariana Mortágua

Mariana Mortágua

"O ato da Graça é importante politicamente"

1.143
A bloquista considerou importante para o avanço da sociedade o facto de a secretária de Estado ter assumido a homossexualidade e disse não perceber a polémica dos livros da Porto Editora.
Orçamento do Estado

Revisão do IRS vai beneficiar 1º escalão

641
As negociações para a revisão dos escalões do IRS ainda está em curso, mas Mariana Mortágua, deputada do Bloco de Esquerda, já deixou a garantia: medida também vai beneficiar o escalão mais baixo.
Mariana Mortágua

Mortágua. "Não é uma questão de estar enganada"

466
O Bloco de Esquerda aprovou o Orçamento mas a deputada Mariana Mortágua deixou claro que isso "não quer dizer que se assine de cruz a sua execução".
Mariana Mortágua

Mortágua: "Há muito no acordo com PS para cumprir"

320
A deputada do Bloco adianta, em entrevista à Antena 1, algumas ideias para o Orçamento de 2018, avisa o Governo que "não há apoios cegos" e comenta as eleições em França: "Quero que Le Pen perca".
Dívida Pública

Mariana Mortágua pede reestruturação da dívida

1.786
Mariana Mortágua tirou o pulso à economia em entrevista ao Jornal Económico. Os juros da dívida são "insustentáveis" e é preciso reestruturar. Novo Banco? Pagar por pagar, antes nacionalizar, avisa.
Figuras do Ano

Especial/ Uma cerveja com Mariana (que só bebeu água)

2.118
Mariana Mortágua foi eleita Figura do Ano na Economia pela redação do Observador. A deputada do Bloco representa a influência económica do BE e a viragem do PS à esquerda. Fomos beber um copo com ela.
Figuras do Ano

O Observador votou e as figuras do ano são...

A votação foi feita na redação do Observador (atenção: em urna fechada) e os resultados já são conhecidos. Nos próximos dias, vamos publicar vários artigos em formatos originais com as Figuras do Ano.
Orçamento do Estado

Mortágua exige fim da sobretaxa do IRS em janeiro

666
A deputada bloquista insiste que a sobretaxa do IRS tem de ser eliminada a 1 de janeiro de 2017 e que "a lei é para ser cumprida". No mesmo dia, Costa garantiu fim do imposto em 2017.
Maioria de Esquerda

A bloquização do PS

1.505
O PS está a atirar para o caixote do lixo o seu legado na construção do actual regime democrático, feita contra a mesma extrema-esquerda revolucionária de que passou a depender para se manter no poder
Revolução

Ódio de classe!

10.828
Mariana não sabe, não tem mundo para saber como são os verdadeiros ricos. Mas sabe uma coisa: “Não se pode ser rico inocentemente.” Todos roubaram, exploraram, ou são réus de qualquer crime semelhante
Impostos

Socialismo paleolítico

746
Deixar Mariana Mortágua levar às últimas consequências a sua geral concepção da sociedade e dos remédios para a pôr direito e acabamos voltando ao estado de caçadores-recolectores.
Mariana Mortágua

O Pecado do Capital

1.070
Se levarmos Mariana Mortágua a sério, temos de perguntar onde está o limiar que separa a classe média e os ricos. Ou seja, os bons e os maus. O trigo e o joio. A poupança e a "acumulação".
Impostos

Cleptomaníacos unidos, governo ao seu dispor

4.593
Não tem dinheiro para comprar casa? Paciência. Com um governo a impedir a acumulação de património imobiliário, não espere vir a ter casas para arrendar a preço aceitável. Só um louco investiria nelas
Bloco de Esquerda

Como quer Mortágua mudar o capitalismo?

3.158
Primeiro: acabar com a livre circulação dos capitais. E aumentar salários. "Acho que há pobreza porque há muita riqueza acumulada que não pode ser redistribuída aos mais pobres", diz a deputada.
PS

Mariana Mortágua já manda no PS?

1.564
Helena Matos e Paulo Ferreira analisam o significado da intervenção de Mariana Mortágua na rentreé do PS. Depois de uma semana marcada pelo protagonismo da bloquista no anúncio de um novo imposto.
PS

E o sol brilhará para todos nós

6.648
Que Mariana Mortágua se sinta suficientemente irresponsável para pedir a mudança de regime económico não é uma surpresa. Chocante é que os socialistas tenham irrompido em aplausos. Que PS é este?
Mariana Mortágua

Vergonha? Disse vergonha?

16.820
Quando a sala socialista rompeu num aplauso após Mariana Mortágua ter defendido o seu modelo leninista de confisco, estamos perante um facto que nos vai marcar no futuro: o PS deixou de ser confiável.
Bloco de Esquerda

Secretariado do Bloco com Fazenda e Mortágua

A Comissão Política do BE elegeu o órgão responsável pela "coordenação executiva", com nomes como Luís Fazenda ou da deputada Mariana Mortágua.
Política

Um dia destes acordamos nas mãos do Bloco

10.557
O Bloco pode dizer tudo o que entende que ninguém se incomoda. Catarina Martins pode exceder-se ou disparatar que ninguém escrutina. A esquerda-chique tem de facto um encanto bem especial - e venenoso
Bloco de Esquerda

Especial/ "Chamar Isabel dos Santos não resolve problema"

1.358
Mariana Mortágua acredita que António Costa tem "o dever" de intervir na economia, mas também acha que chamar Angola para resolver presença excessiva de Espanha na banca, agrava o problema principal.
Novo Banco

BE: "Desentendimento se o PS decidir vender o NB"

907
Novo Banco não deve ser vendido – seria "uma decisão má para o país" –, diz Mariana Mortágua. Desentendimento com o partido que lidera o governo? "Só se o PS decidir vender", diz o BE.
Novo Banco

"Esta não é altura para vender bancos"

559
Uma banca em mãos públicas e ao serviço da economia. Mariana Mortágua, deputada do Bloco de Esquerda, defende que esta é altura de pensar estrategicamente e de "sair da caixinha ideológica".
Venda do Novo Banco

Bloco exige conhecer contrato de Sérgio Monteiro

250
A deputada do Bloco de Esquerda, Mariana Mortágua, lembra que o Fundo de Resolução e o Banco de Portugal são entidades públicas que têm o dever de comunicar contratos de ajuste direto.
Legislativas 2015

BE. O que pergunta um indeciso a um político?

122
O Observador desafiou eleitores indecisos a conversarem com candidatos nestas eleições. O terceiro é a deputada do Bloco de Esquerda, Mariana Mortágua.
Bloco de Esquerda

"Querem ter a reforma dependente da bolsa?"

O Bloco de Esquerda disse que grande parte dos fundos que alimentam os mercados financeiros, atualmente em crise, são fundos de pensões e acha irresponsável a proposta da coligação na Segurança Social
Estágios

Emprego real ou artificial? Outra vez os estágios

753
Mariana Mortágua denuncia a "redução artificial" do desemprego com o apoio aos estágios. Pires de Lima responde. "Para si, um emprego real é numa empresa pública, mesmo quando não é necessário".
ADN

Há estágios a mais em Portugal?

536
As críticas ao número de estagiários nas empresas aumentam e aos tipos de estágio também. Mariana Mortágua é uma dessas vozes e pedimos-lhe para nos explicar o que acha que está mal e tem de mudar.
Comissão de Inquérito BES

Relatório deve ser mais duro com Banco de Portugal

Nas propostas de alteração à proposta de relatório ao inquérito parlamentar ao BES, Mariana Mortágua quer destacar a atuação "branda" do Banco de Portugal e dar argumentos aos lesados do BES/GES.
Casa Branca 2016

Hillary Clinton. O que elas pensam sobre ela

O que pensam sobre Hillary Clinton? Porque é que Portugal nunca teve uma Presidente? Que diferenças de tratamento sentem? O que é ser mulher no Parlamento e na política portuguesa? Elas respondem.
Comissão de Inquérito BES

BES. Nem só Ricardo Salgado é culpado

Os culpados para a oposição: administradores, reguladores, supervisores, Governo, troika e até sistema capitalista. Para o PSD, começou a "chicana política".
Comissão de Inquérito BES

A pergunta a Zeinal que se tornou viral nas redes 

19.109
Na audição de ontem no Parlamento, a bloquista Mariana Mortágua fez uma pergunta a Zeinal Bava que se tornou viral nas redes sociais.
Comissão de Inquérito BES

Especial/ Amigos, amigos até que Salgado os separe

Cada um com um objetivo, uma estratégia e uma grelha ideológica. Mas o inquérito ao BES tem revelado um bom ambiente entre deputados. São todos oposição ao BES? A unidade vai resistir até ao fim?
Caso José Sócrates

"Aleluia", "já vem tarde", comenta a oposição

370
Mal foi conhecida a notícia da detenção de Sócrates, deputados da oposição como Duarte Marques ou Mariana Mortágua não esconderam regojizo. Preocupação com a justiça cresce.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site