Mais de duas centenas de pessoas receberam na segunda-feira em clima de euforia a seleção portuguesa de futebol, no Aeroporto de Newark, em New Jersey, cidade onde vai continuar a preparar o Mundial 2014.
A comitiva da formação das “quinas” aterrou em solo norte-americano cerca das 20h20 locais de segunda-feira (01h20 em Lisboa) e passou junto do público português meia hora depois.
Os emigrantes lusos usaram cadeiras, bancos e outras coisas ao ser dispor para chegar mais perto dos jogadores, bem como telemóveis e máquinas fotográficas para registar o momento, entre gritos de “Portugal, Portugal, Portugal”.
A seleção lusa partira de Lisboa pelas 17h30 de segunda-feira, dia em que treinou logo pela manhã, no Estádio Nacional, no Jamor, e foi recebida, depois, pelo Presidente da República, Cavaco Silva, no Palácio de Belém.
Em New Jersey, mais precisamente no campo de treinos dos New York Jets, Portugal realiza hoje o primeiro treino às 17h00 locais (22h00 em Lisboa), à porta fechada, com os 15 minutos iniciais abertos aos órgãos de comunicação social. Uma hora antes, um dos 23 eleitos do selecionador Paulo Bento para o Mundial2014 falará à imprensa.
No estágio nos Estados Unidos, Portugal disputa dois encontros particulares, com o México, na sexta-feira, em Boston, e com a República da Irlanda, a 10 de junho, em New Jersey.
A chegada ao Brasil está prevista para 11 de junho, em Campinas, no estado de São Paulo, local escolhido para quartel-general luso durante o Mundial2014, que se vai realizar naquele país sul-americano entre 12 de junho e 13 de julho.
Portugal integra o grupo G da fase final, em conjunto com a Alemanha, frente à qual se vai estrear, a 16 de junho, em Salvador, os Estados Unidos, que defrontará a 22, em Manaus, e o Gana, último adversário na primeira fase de prova, a 26, em Brasília.