Tem acesso livre a todos os artigos do Observador por ser nosso assinante.

O Lincoln Center, em Nova Iorque, tem por hábito receber semanas da moda, das quais fazem parte desfiles, tendências e looks analisados ao pormenor. Esta segunda-feira à noite, a ocasião “vestiu” outra roupagem, mas o mote manteve-se: profissionais da área e celebridades uniram-se em nome da moda. Mais precisamente, em nome dos CFDA Fashion Awards, que premeiam a indústria made in USA.

Os prémios foram muitos, sendo que alguns deles já eram conhecidos. O texano e fashion designer Tom Ford recebeu a distinção Geoffrey Beene Lifetime Achievemen, pelo percurso profissional até então trilhado, e Raf Simons, da Dior, foi reconhecido enquanto designer internacional. Destaque ainda para a dupla de irmãs Ashley Olsen & Mary-Kate Olsen, pelos acessórios da linha The Row, e para Joseph Altuzarra que venceu na categoria de estilista do ano para roupa de mulher. Mas foi a cantora Rihanna que, galardoada com o prémio que a eleva a ícone da moda, não deixou ninguém indiferente.

A pergunta que se coloca é esta: o que veste uma artista para a ocasião em que se celebra o seu estilo individual? Um total de 216 mil cristais Swarovski e mais nada, garante o Telegraph. Rihanna desfilou na passadeira vermelha com um vestido (praticamente) transparente, adornado por cristais, com luvas e um lenço na cabeça a condizer, da autoria de Adam Selman. A escolha da roupa talvez tenha vindo em linha de conta com o que o estilista da cantora, Mel Ottenberg, disse ao New York Times ainda na semana passada: “Estamos no fim de maio e já usámos tudo para a temporada de outono/inverno. Acabou”.

Os CFDA Fashion Awards, iniciativa anual, foram apresentados pelo realizador John Waters e contaram com a presença de inúmeras personalidades do universo da fama. São exemplo as atrizes Lupita Nyong’o e Blake Lively, o estilista Alexander Wang e até Anna Wintour, editora da Vogue norte-americana, que fez rasgados elogios ao estilo de Rihanna, segundo o Telegraph. “Riahnna fala com os seus fãs através de cada look. E o que ela lhes diz é que é divertido sentir-se um pouco maria-rapaz num dia e, no seguinte, vestir-se como uma diva deslumbrante”, explicou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR