O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, pretende entregar em julho ao seu antecessor, Rui Rio, a Medalha de Honra da Cidade, a mais alta condecoração do município reservada a quem tenha prestado serviços de excecional relevância.

A entrega desta condecoração a Rui Rio será feita numa sessão que este ano estará associada “ao desembarque das forças libertadoras de D. Pedro”, ocorrido a 08 de julho de 1832, refere Rui Moreira na proposta de atribuição de medalhas da cidade a 25 personalidades e instituições que leva na terça-feira à reunião pública do executivo, a que a Lusa teve hoje acesso.

Além do social-democrata Rui Rio, que liderou o município durante três mandatos, a Câmara do Porto pretende também atribuir a medalha de Honra da Cidade ao escritor Vasco Graça Moura (a título póstumo) e ao alfaiate Gilles Zeitoun, que na Baixa da cidade, em 2009, instalou um ateliê para a criação e produção de alta-costura.

De acordo com o regulamento municipal, a Medalha de Honra da Cidade destina-se a “galardoar quem tenha prestado ao Porto serviços ou concedido benefícios de excecional relevância ou se tenha distinguido, pelo seu valor, em qualquer ramo da atividade humana”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Rui Moreira vai também propor ao executivo a atribuição da Medalha de Mérito a 14 personalidades e duas instituições.

O arquiteto Alcino Soutinho, o antigo vereador da autarquia e treinador de futebol Hernâni Gonçalves e o fundador do CDS João Porto serão agraciados com esta medalha de Mérito a título póstumo. Nesta lista de personalidades constam também, entre outros, os presidentes dos conselhos de administração dos hospitais de S. João e Santo António, António Ferreira e Sollari Allegro.

Rui Moreira propõe ainda a atribuição da medalha de Valor e Altruísmo à Irmandade dos Clérigos e ao frei Bernardo Domingues, bem como a atribuição da Medalha de Bons Serviços grau Ouro aos comandantes da Polícia Municipal e Sapadores Bombeiros, estando reservada a Medalha de Valor Desportivo a João Trigo, presidente do Rosário Vólei, projeto desportivo do Colégio Nossa Senhora do Rosário, que dirige, e que “tem ganho enorme notoriedade nos últimos anos”.