A taxa de empregos disponíveis na zona euro estabeleceu-se em 1,7% no primeiro trimestre do ano, face aos 1,6% do trimestre anterior e do mesmo período de 2013, segundo dados hoje divulgados pelo Eurostat.

Os dados do gabinete oficial de estatísticas da União Europeia (UE) – que hoje divulga este indicador pela primeira vez – mostram que a taxa de empregos disponíveis na UE se ficou, no primeiro trimestre do ano, nos 1,6% (1,5% no período homólogo e no último quarto de 2013).

Portugal regista, a par da Espanha, a quarta menor taxa de empregos disponíveis (0,6%), com uma subida da percentagem verificada nos setores da indústria e construção (o,5%) e dos serviços (0,9%). O primeiro subiu 0,2% face ao trimestre anterior e aos três meses iniciais de 2013 enquanto o segundo cresceu 0,2% e 0,3%, respetivamente.

No ranking geral, a seguir a Portugal, encontra-se a Letónia (0,5%), Polónia (0,4%) e Chipre (0,2%). A Alemanha é o Estado-membro com maior taxa de empregos disponíveis (2,9%), seguida do Reino Unido (2,1%), Bélgica (2,0%) e Suécia (1,9%).

A taxa de empregos disponíveis mede em percentagem a quantidade de novos postos de trabalho criados ou de vagas a abrir brevemente e para os quais o empregador deve procurar um candidato externo à empresa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR