“Aqui em Portugal temos um bom exemplo de reformas bem-sucedidas e da solidariedade europeia prestada. Aquilo que foi conseguido na Europa, não impediu Portugal de enveredar pelo rumo das reformas, não, ajudou Portugal. Isso de facto é impressionante”, afirmou Joachim Gauck.
O Presidente alemão, que se encontra em visita oficial a Portugal, falava durante um a conferência de imprensa conjunta com o Presidente da República, Cavaco Silva, no Palácio de Belém, a residência oficial da presidência portuguesa, em Lisboa.
O Presidente da República, Cavaco Silva, afirmou por seu turno que Portugal aprendeu “a lição dos últimos anos”, manifestando-se convicto na continuação da “consolidação das suas contas públicas” e numa “trajetória de crescimento económico” e “criação de emprego”. Acrescentou que é sua “convicção que Portugal continuará num rumo de consolidação das suas contas públicas, um rumo de garantia de sustentabilidade da sua dívida pública e na realização das reformas que são indispensáveis para a competitividade da economia portuguesa”.
“Aprendemos a lição dos últimos anos. O povo português teve um comportamento extremamente responsável e queremos agora entrar numa trajetória de crescimento económico e de criação de emprego, em particular pensando nos nossos jovens que tem tido alguma dificuldade no acesso ao mercado de trabalho”, afirmou o chefe de Estado português.