Pelo menos 21 pessoas foram mortas e 17 feridas na explosão de uma bomba no Emab Plaza de Abuja, um dos maiores centros comerciais da capital da Nigéria, confirmaram fontes policiais e governamentais.”O balanço é de 21 mortos e 17 feridos”, declarou o porta-voz da polícia Frank Mba, que também anunciou a detenção de uma pessoa. Por sua vez, o porta-voz do Governo, Mike Omeri, declarou tratar-se de um “atentado à bomba”.

A forte explosão abalou o centro comercial, muito frequentado na capital nigeriana e onde já ocorreram diversos atentados atribuídos aos islamitas do movimento Boko Haram, anunciaram os serviços de urgência locais. “Recebemos informações cerca das 16:00 (hora de Lisboa) sobre uma explosão” no centro comercial Emab Plaza, situado perto da sede do governo, tinha previamente declarado à agência noticiosa AFP Manzo Ezequiel, porta-voz da Agência Nacional de Gestão de Situações de Urgência (NEMA) da Nigéria.

Apesar de ainda não ter sido reivindicado, nos dois últimos meses Abuja já foi alvo de dois mortíferos ataques do grupo islamita armado Boko Haram, que provocaram um total de 94 mortos. A polícia e o exército isolaram a zona do centro comercial, para onde foram enviadas equipas de bombeiros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR