O preço das casas em Portugal Continental baixou 0,6% em junho, na comparação com maio, enquanto em relação a junho de 2013 os valores de venda diminuíram 1,6%, segundo o Índice Confidencial Imobiliário (ICi).

Com base em informações de mediadoras, os dados ICi registaram, porém, um abrandamento do ritmo de queda mensal registado em maio, mês em que os preços baixaram 0,9%, e na comparação homóloga houve também uma desaceleração na desvalorização, ao recuperar três pontos percentuais.

Nas casas usadas e nas novas, os preços caíram 0,6%, mas, em termos homólogos, os valores das casas novas estão em terreno positivo, ao subirem 0,4%.

Na comparação entre os meses de junho de 2013 e 2014, as casas usadas registaram uma queda de 3%.

No Algarve, os preços das casas tiveram uma desvalorização mensal em junho (-1,9%), “a qual foi bastante mais acentuada do que a descida de -0,4% registada em maio face ao mês anterior”, lê-se no relatório divulgado esta sexta-feira.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Esta descida contribuiu para que a variação homóloga dos preços tivesse abrandado para 3,2%, quando em maio os preços das casas no Algarve estavam a valorizar 5,2%, em termos homólogos.

“Ainda assim, a Confidencial Imobiliário sublinha que junho é o quarto mês consecutivo em que a taxa de variação homóloga dos preços das casas no Algarve se mantém em terreno positivo, o que já não acontecia desde janeiro de 2009”, segundo a nota.

Nesta região, as casas usadas tiveram a maior queda de preços em junho, nomeadamente de -2,4%, face a maio, enquanto nas casas novas, essa descida foi de -1,2%.

Na comparação homóloga, ambos os segmentos registam subidas, com as casas novas a apresentarem em junho preços 4,2% acima dos verificados em junho de 2013 e as usadas 2,5%.

O Índice Confidencial Imobiliário tem por base informação disponível no portal LardoceLar.com, agrega a carteira de mais de 1.400 empresas de mediação imobiliária, numa oferta total acumulada de cerca de 500 mil imóveis.