Fargo e A Guerra dos Tronos são as séries a manter debaixo de olho na lista de nomeações da 66.ª edição dos Emmy Awards, divulgada esta quinta-feira. Os melhores da ficção televisiva (e cada vez mais também da internet) vão ser conhecidos a 25 de agosto, em Los Angeles.

O cobiçado prémio de melhor série dramática tem seis candidatos de peso: Breaking Bad, Downton Abbey, A Guerra dos Tronos, House of Cards, Mad Men e True Detective. Rutura Total (Breaking Bad) foi a vencedora do ano passado e tem agora a última oportunidade de voltar a conquistar o prémio, já que a última temporada da série já foi para o ar. True Detective, protagonizada por Matthew McConaughey e Woody Harrelson, e que com uma temporada se tornou fenómeno também é forte candidata ao Emmy.

A campeã das nomeações, e também fenómeno em Portugal, é a série A Guerra dos Tronos, que vai já para a quinta temporada. Teve 19 nomeações, entre as quais Melhor Ator Secundário para Peter Dinklage (que dá vida a Tyrion Lannister) e Melhor Atriz Secundária para Lena Headey (Cersei Lannister).

O segundo fenómeno da lista chama-se Fargo e ainda não chegou a Portugal. A minissérie dos irmãos Coen baseia-se no filme de 1996 com o mesmo nome e dos mesmos autores. Estreou este ano e, com uma série de 10 episódios consegue 18 nomeações aos Emmy.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

É inegável o peso que a internet tem, atualmente, no sucesso das séries. No ano passado, David Fincher arrecadou o prémio de Melhor Realizador de Série Dramática por House of Cards, exibida no canal online Netflix. Foi a primeira vez que uma produção emitida na internet foi premiada pela Academia de Televisão norte-americana. Em 2014, House of Cards soma 13 nomeações.

A Netflix aparece ainda em destaque com a série Orange Is the New Black, nomeada em várias categorias, entre as quais a de Melhor Série de Comédia. Nesta categoria estão também nomeadas Louie, Sillicon Valley, Veep e, sem surpresas, A Teoria do Big Bang e Uma Família Muito Moderna.

Nos programas de variedades os nomes são, mais ou menos, os habituais. The Colbert Report (vencedor do ano passado), The Daily Show With Jon Stewart, Jimmy Kimmel Live, Real Time with Bill Maher, The Tonight Show de Jimmy Fallon e Saturday Night Live (este último o programa com mais Emmy de todos os tempos) são os candidatos.

A cerimónia de entrega dos Emmy, o equivalente aos Óscares televisivos, está marcada para 25 de agosto, no Nokia Theatre, em Los Angeles, e vai ter apresentação do comediante Seth Meyers.

A lista completa de nomeações pode ser consultada no site dos Emmy.