Jon Stewart não gosta da CNN, por isso acha que a melhor opção é comprá-la. Mas, para isso, ele precisa de alguma ajuda.

Na semana passada, o The New York Times noticiou que a 21st Century Fox, que pertence ao magnata dos media Rupert Murdoch, fez uma oferta pública de aquisição à Time Warner – companhia de que faz parte a CNN. A proposta, no valor de 80 mil milhões de dólares (cerca de 59 mil milhões de euros), foi apresentada pela 21st Century Fox nas últimas semanas, mas foi recusada. Mesmo assim, Rupert Murdoch afirmou que não ia desistir.

Antes que esta transacção ocorra, Jon Stewart quer “salvar” o canal televisivo. Na terça-feira, no seu programa diário, o TheDaily Show, Jon Stewart anunciou que ia lançar uma campanha de Crowdfunding de 10 mil milhões de dólares para comprar a CNN.

Dez mil milhões de dólares? “É muito dinheiro para qualquer pessoa”, disse Jon Stewart. “Mas não é muito dinheiro se for distribuído por todos.” É aqui que entra a campanha de Jon Stewart: www.letsbuycnn.com

A página da internet copia a aparência da plataforma de crowdfunding KickStarter, mas não deixa os utilizadores contribuir com dinheiro para o objectivo. Talvez porque as recompensas não são reais… Hipoteticamente, uma contribuição de mil milhões de dólares iria permitir ao contribuidor apresentar um programa da CNN ao estilo “Hunger Games”(Jogos de Fome, em português) com lutas até à morte.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“A CNN, o primeiro canal por cabo da América que emite 24 horas por dia, tem sido terrível por muitos, muitos anos”, lê-se na página. “Tem mesmo de ser desta forma? Quem sabe, talvez tenha. Então, vamos descobrir por nós mesmos!”

Agora, a sério: Murdoch em vendas

A gigante companhia britânica da televisão, a British Sky Broadcasting Group (BSkyB), comprou toda a Sky Italia e grande parte da Sky Deutschland AG ao grupo 21st Century Fox, que pertence a Rupert Murdoch, por 9,09 mil milhões de dólares, conta o Wall Street Journal, nesta sexta-feira.

A BSkyB comprou 100% da companhia italiana de televisão por 4,19 mil milhões de dólares, dos quais 3,51 mil milhões foram pagos em dinheiro. Por 645 milhões de dólares, a BSkyB também transferiu cerca de 21% do canal National Geographic para a 21st Century Fox. E comprou 57,4% do negócio alemão que a Fox tem.

Este negócio vai ajudar a BSkyB a batalhar pela erosão dos ganhos após ter passado por grandes atualizações tecnológicas, de programação e a compra de canais desportivos exclusivos, escreve o Wall Street Journal, Para Rupert Murdoch, esta venda vai fornecer-lhe ainda mais capital fazer licitações de compra da companhia Time Warner Inc.