“Penso não perder mais nenhum jogador. Senão também vou eu… vai tudo”. A seguir às duas últimas palavras seguiu-se uma gargalhada de Jorge Jesus, o que até poderá fazer duvidar do tom com que foi dito o que foi para trás, mas a frase está aí, registada. E se não é uma ameaça será um aviso. Depois de perder, novamente, na pré-época (seis derrotas), desta vez frente ao Valência por 3-1, o treinador do Benfica foi confrontado pelos jornalistas com a hipótese da saída do médio Enzo Pérez, a resposta foi no sentido da continuidade do argentino na Luz. “Que eu saiba ele [Enzo Pérez] é jogador do Benfica e como não acredito que ele saia, conto com ele.” Logo a seguir veio a afirmação que abre esta notícia.

No meio disto importa recuar uns dias, poucos, e acrescentar uma outra frase, não de Jesus, mas de Nuno Espírito Santo: “O Enzo quer ir para o Valência.” O português que orienta os espanhóis disse isto na conferência de imprensa de apresentação da Emirates Cup, a competição em que o Valência bateu o Benfica por 3-1 (contra o Arsenal as águias perderam por 5-1).

Quanto a saídas, ao que parece, pode ainda não estar tudo conversado, e no que diz respeito a entradas também não. Jorge Jesus fez saber que quer mais caras novas na Luz (até agora o Benfica contratou 11 jogadores novos). “Desde que o Oblak saiu que sabemos que temos de contratar um guarda-redes, desde que saiu o Matic e que o Fejsa se lesionou que temos de contratar um médio-defensivo. Agora com a saída do Cardozo também temos de encontrar um avançado.” O paraguaio Óscar Cardozo foi para a Turquia, para o Tabzonspor.

Sobre as derrotas, as seis ao longo da pré-temporada, Jesus salientou a importância de arriscar agora: “Claro que mesmo na pré-época é sempre melhor ganhar do que perder, mas é nestes jogos que temos de fazer experiências e correr riscos. Por isso, acho que estes quatro jogos numa semana foram importantes para começarmos a fazer conclusões na segunda-feira, de forma a atacar os jogos que temos pela frente: a Supertaça e o início do campeonato.”

No próximo fim-de-semana, no domingo, o Benfica joga a final da Supertaça contra o Rio Ave.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR