Temperaturas mais baixas e chuva, muita chuva. Julho deste ano foi mesmo o mais chuvoso do século e registou temperaturas médias abaixo do normal.

No Boletim Climatológico, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) diz que o “mês classificou-se como chuvoso a muito chuvoso em grande parte do território, devido à ocorrência de aguaceiros fortes.” Exceção feita às regiões de Lisboa, Setúbal e Costa Vicentina,”os valores da quantidade de precipitação no mês de julho foram muito superiores ao valor normal”, pode ler-se no Boletim.

O documento do IPMA revela igualmente que a temperatura média no mês passado foi de 21,4 graus Celsius, o que é 0,63 (graus) inferior aos valores normais. No que diz respeito à temperatura máxima, Julho voltou a ser pouco risonho, Os 41,6 graus registados em Elvas, no dia 17, foram o terceiro valor mais baixo deste século (depois de 2008 e de 2011). No outro extremo, o menor valor da temperatura mínima foi de 4,7 graus Celsius, registado em Lamas de Mouro, Melgaço, no Parque Natural da Peneda-Gerês no dia 18 de julho.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR