A taxa de ocupação na hotelaria do Algarve manteve-se estável em julho deste ano face ao período homólogo de 2013, registando uma média de 81,9%, revelou hoje a Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA). Em comunicado, a associação do setor referiu que, em termos de procedência, “as principais descidas registaram-se nos mercados holandês, alemão e irlandês”, verificando-se subidas nos mercados britânico e interno.

A zona que contou com a maior taxa de ocupação foi a de Albufeira, com um total de 87,4%, enquanto do lado oposto se fixou Tavira, com 70,8%, concelho que sofreu um decréscimo neste indicador de 3,6 pontos percentuais em julho face a igual mês de 2013.

“Por categorias, os aldeamentos e apartamentos turísticos de cinco e quatro estrelas foram os que apresentaram as maiores subidas nas ocupações. As principais descidas verificaram-se nos hotéis e aparthotéis de quatro estrelas”, acrescentou a AHETA.

No final de julho, o secretário de Estado do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes, recordou à Lusa que os primeiros cinco meses do ano revelaram números mais fortes do que os registados em igual período de 2013, ano recorde do setor.

No entanto, questionado sobre se está confiante de que 2014 vai também ser um ano de valores inéditos, o secretário de Estado disse ser necessário esperar pelos números do verão para ter uma noção completa daquilo com que se pode contar.

“Os primeiros cinco meses de 2014 começaram muito melhor do que os já de si recordistas de 2013”, disse Mesquita Nunes, dias depois de o Instituto Nacional de Estatística ter divulgado dados da atividade turística até maio que apontavam para um crescimento acumulado face ao homólogo de 2013 de 12,3% no número de hóspedes e de 12,9% nos proveitos totais.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR