Men grow cold
As girls grow old,
And we all lose our charms in the end.

But square-cut or pear-shaped,
These rocks don’t lose their shape.
Diamonds are a girl’s best friend.

Marilyn Monroe – Diamonds Are A Girls Best Friend

Um diamante rosa, excepcionalmente impecável, que lidera as vendas de outono da Sotheby’s, na China. Trata-se de uma pedra preciosa que pode muito bem tornar-se numa das jóias mais valiosas alguma vez vendidas, isto se chegar ao valor de oferta mais baixo estimado, de 1,1 milhões de euros por quilate, diz o Financial Times.

Em forma de uma pêra, o diamante cor-de-rosa de 8,41 quilates poderá arrecadar entre 9,6 a 11,5 milhões de euros. Pelo menos essa é a ambição da leiloeira Sotheby’s. O resultado final será conhecido no dia do leilão, a realizar-se no Centro de Exposições e Convenções de Hong Kong, marcado para 7 de outubro. Mas, ainda antes de vendida, a pedra em questão vai poder ser vista em cidades como Singapura, Nova Iorque ou Londres.

Enquanto o preço dos diamantes brancos estabilizaram nos últimos anos, o interesse por aqueles coloridos regista um aumento significativo e tem levado os preços para níveis recorde. Além disso, é notória a inclinação do universo do leilão de jóias para terrenos asiáticos, onde a riqueza crescente tem produzido novos compradores para as pedras de maior dimensão. Não faltam motivos para as expectativas estarem em alta.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em comunicado, a Sotheby’s esclarece que o preço recorde alguma vez pago em leilão por um diamante, ou qualquer pedra preciosa, corresponde a cerca de 35 milhões de euros — a Graff Pink, de mais de 20 quilates, foi adquirida na Sotheby’s em Genebra, em novembro de 2010.

Desde que foram descobertos em minas indianas, há centenas de anos, os diamantes cor-de-rosa têm sido cobiçados por governantes e conhecedores da área. Muitas das grandes jóias da história eram rosadas. Exemplo? A pedra Williamson que foi apresentada à rainha Isabel II enquanto um presente de casamento. Afinal, não são os diamantes os melhores amigos da mulher?