A Comissão de Supervisão do Setor Financeiro do Luxemburgo (CSSF) levantou esta segunda-feira a suspensão da negociação de instrumentos financeiros do Banco Espírito Santo (BES) e de mais duas empresas do Grupo Espírito Santo (GES) na bolsa luxemburguesa.

Esta decisão surgiu na sequência de uma comunicação  feita esta segunda-feira pelo Novo Banco ao mercado luxemburguês, na qual deu conta da lista de instrumentos financeiros que foram emitidos pelo BES mas que, após a intervenção do Banco de Portugal no banco no início de agosto, foram transferidos para a sua alçada.

A CSSF tinha determinado a suspensão da negociação de instrumentos financeiros do BES, BES Finance e Espírito Santo PLC a 04 de agosto.

Apesar deste levantamento da suspensão da negociação de instrumentos financeiros decretado pelo supervisor luxemburguês, a CSSF mantém essa suspensão para cinco aplicações específicas, três das quais emitidas pelo BES e duas pelo BES Finance.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No dia 03 de agosto, o Banco de Portugal tomou controlo do BES, depois de o banco ter apresentado prejuízos semestrais de 3,6 mil milhões de euros, e anunciou a separação da instituição.

No chamado banco mau (‘bad bank’), um veículo que mantém o nome BES mas que está em liquidação, ficaram concentrados os ativos e passivos tóxicos do BES, assim como os acionistas, que perderam tudo ou quase tudo.

No ‘banco bom’, o banco de transição que foi chamado de Novo Banco, ficaram os ativos e passivos considerados não problemáticos.