As escolhas das celebridades nos Emmy 2014, cerimónia que se realizou na passada segunda-feira em Los Angeles, foram tão variadas quando as suas performances, escreve a Vogue norte-americana. Houve quem se destacasse pelo bom gosto e quem não tivesse tanta sorte nesse departamento. O pior vestido da noite, dizem diferentes meios internacionais, terá sido o de Lena Dunham, da série Girls.

Por partes. Para o E!onlineSofia Vergara tem sempre lugar garantido no top das celebridades mais bem vestidas em ocasiões que pedem maior requinte. A atriz chegou a usar, em vezes anteriores, trajes amarelos, encarnados e até azuis. Em 2014, optou por um vestido simples e branco com a assinatura de Roberto Cavalli — “O que basicamente prova que, independentemente da cor e do designer, ela está sempre fenomenal”, diz a publicação.

Também Hayden Panettiere, num vestido de Lorena Sarbu, Sarah Hyland da série Uma Família Muito Moderna em Christian Siriano, e Michelle Dockery de Downton Abbey em Rosie Assoulin, merecem a atenção do E!. Os maiores elogios vão para a atriz Lizzy Caplan que usou Donna Karan Atelier — ultimamente tem comprovado a existência de um sentido apurado para a moda.

A atriz Kerry Washington, de Scandal, chamou a atenção num vestido Prada sem alças e de um laranja intenso. O visual foi descrito como “inesperado” e “ultra chic” pelo E!. Já Amy Poehler optou por um coordenado próprio de uma diva, num vestido cinzento, metálico e brilhante da Theia Couture.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A Harper’s Bazaar, como de costume, fez a sua própria eleição no que toca ao bom gosto das famosas. A encabeçar a lista está Jessica Pare a usar Lanvin e, logo atrás, a atriz principal que na série Scandal tem um tórrido affair com o presidente dos Estados Unidos. Alguns gostos são idênticos aos já referidos, no entanto existem acréscimos, como o Vera Wang de Kristen Wiig, o Givenchy de Claire Danes e o curto Elie Saab Couture de Julia Roberts.

Do outro lado da barricada estão os piores vestidos da noite. O El Mundo escolheu dez celebridades tendo em conta as más escolhas que chegaram à passadeira vermelha e chega a considerar que os Emmy de 2014, no que a visuais diz respeito, ficaram a meio gás. Quem terá chocado mais a publicação espanhola foi a atriz Lena Dunham, com um vestido que não a favoreceu (Giambattista Valli Couture). Também Gwen Stefani ficou aquém das expetativas apesar da assinatura Versace impressa no visual — nem a maquilhagem nem o cabelo ajudaram ao resultado final. No entanto, a Vogue norte-americana pensa de forma diferente e coloca a cantora entre os melhores coordenados da noite.

“Os excessos nunca são bons”, diz (e bem) o El Mundo, referindo-se ao Armani Privée de Sarah Paulson. A Harper’s Bazaar é mais simpática e refere apenas que a atriz correu um risco de estilo. Também Julia Roberts é criticada por causa do comprimento do vestido, que não terá sido o mais apropriado a um evento como este. O Washington Post chega a dizer que a famosa atriz de Pretty Woman deveria ter optado pelo mais expetável, isto é, um vestido longo e de gala.

Nem Julie Bowen, de Uma Família Muito Moderna, escapou à “polícia do estilo” de muitos meios de comunicação que lhe apontam o dedo — faltou-lhe elegância. E no fim da lista do diário espanhol? Christina Hendricks que, apesar de saber sempre como explorar as curvas, desta vez não teve tanta sorte na cor, acessórios e penteado, que diminuíram a elegância no look total.

Os vestidos que ocuparam a passadeira vermelha dos Emmy, em 2014, dividiram opiniões — houve quem esperasse mais e melhor. Ainda assim, para o Huffington Post, atrizes como Taylor Schilling, Debra Messing e Sarah Hyland tomaram boas opções com coordenados que ajudaram a comprovar estilo pessoal e a marcar presença numa noite considerada morna.

“O que está a usar?…”

A passadeira vermelha é conhecida por ser o centro das atenções. Várias estrelas desfilam ao longo da noite em roupas de designers conceituados. Posam para as fotografias e são entrevistadas. A pergunta mais comum, que não associada aos prémios da respetiva ocasião, tem que ver com o estilista responsável pelo vestido de gala em questão. “O que está a usar?”: É o momento de promoção por que todo o designer espera. E é obrigação da celebridade responder sem hesitações.

Segundo o Whashington Post não foi o que aconteceu na noite dos Emmy. Os momentos marcantes, que à partida seriam a chegada de Lizzy Caplan, foram os de esquecimento. Algumas atrizes esqueceram-se, na hora H, dos estilistas (mas não só) que haviam contribuído para os coordenados da noite. Julia Louis-Dreyfus, da série Veep, falava descontraidamente do seu Carolina Herrera quando lhe falhou a memória — de quem era, então, a clutch retangular dourada?

Algo semelhante aconteceu à modelo Camila Alves, que não conseguia recordar-se do estilista do vestido branco que levou à cerimónia. Foi o marido, Matthew McConaughey, que lhe sussurrou o nome para o ouvido. Problema resolvido? Mais ou menos… A modelo apenas conseguiu lembrar-se de metade do nome que, segundo o mesmo jornal, mal pronunciado.