James Costello já assistia à maratona de Boston, nos Estados Unidos, há dez anos quando foi vítima do atentado à bomba junta à meta em 2013. A imagem do sobrevivente de roupas rasgadas e corpo queimado à procura de ajuda correu o mundo nessa altura. Dezasseis meses depois as imagens são outras, a do casamento no último sábado com a enfermeira que o tratou depois do atentado bombista.

“O 15 de abril foi o pior dia da minha vida. Depressa me perguntei por que razão tinha acontecido”, escreveu Costello na página do Facebook em dezembro. “Agora apercebo-me porque estive envolvido na tragédia. Foi para conhecer a minha melhor amiga e o amor da minha vida.”

James Costello

James Costello sobreviveu apesar das queimaduras graves – AP Photo/The Daily Free Press, Kenshin Okubo

Em abril de 2013, as queimaduras graves no corpo obrigaram-no a ficar duas semanas no Massachusetts General Hospital para receber transplantes de pele de porco no braço e perna direita. Só depois pôde começar a terapia na Spaulding Rehabilitation Hospital. Foi aí que conheceu a enfermeira Krista D’Agostino, que se encontrava num intercâmbio de apenas seis semanas naquele hospital. Foi amor à primeira vista.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Há uma coisa que ela detesta que eu diga sempre é que, de facto, estou feliz de ter sido atingido pela explosão”, disse James Costello ao Today, em dezembro. “Quem me dera que todos os outros não tivessem sido, mas acho que não a teria conhecido se isso não me tivesse acontecido, portanto estou muito feliz.”

De uns encontros casuais até se tornarem inseparáveis, James Costello estava certo de que Krista D’Agostino era a mulher da vida dele e pediu-a em casamento durante um cruzeiro oferecido às vítimas do atentado de Boston, em dezembro de 2013. “Depois de muitas conversas, percebi não só a mulher linda que ela é como o coração generoso que tem. Convencia-a a ir a um evento de caridade comigo e depois disso tivemos vários encontros, que deram origem a meses em que nos tornámos inseparáveis”, contou Costello na sua página no Facebook, quando anunciou o casamento.

A cerimónia decorreu no hotel Hyatt Regency, em Boston, ao ar livre. Todas as despesas do casamento, que juntou 160 pessoas, foram oferecidas pelos vários prestadores de serviços presentes. “Foi o evento mais gratificante de que fiz parte”, disse à ABC News a organizadora de eventos Rachael Gross, proprietária da empresa Lolagrace Events. Graças a esta oferta o casal D’Agostino-Costello irá fazer um donativo à Fundação Semper fi, que apoia militares e respetivas famílias, para que esta possa oferecer um casamento a um casal de militares.