Ray Rice, Rihanna e CBS. Até há pouco tempo era pouco provável que estes três nomes se juntassem numa história só, mas o despedimento do jogador por violência doméstica aproximou-o da artista. Nós explicamos. Ray Rice foi despedido dos Baltimore Ravens, onde jogava, depois de ter sido divulgado o vídeo em que o jogador americano de futebol aparece a agredir a então noiva. Rihanna foi vítima de violência doméstica em 2009.
Os Baltimore Ravens jogam esta quinta-feira contra os Pittsburgh Steeler e estava prevista uma atuação inicial da cantora Rihanna. Tendo em conta o escândalo recente de Ray Rice, a cadeia CBS que transmite o jogo decidiu proibir a participação da artista. Isto porque nos EUA, ainda muitos se lembram das fotografias da agressão do também cantor Chris Brown a Rihanna — o escândalo ficou marcado na história da sua carreira.
Há já vários órgãos de comunicação americanos que consideram que a atitude da televisão mostra complacência com a violência doméstica. O desenterrar dessas memórias aliado à tensão que se sente no clube de futebol do jogador despedido já seria “um bocadinho demais para o estômago, numa semana em que o vídeo horrível de Ray Rice foi divulgado e causou controvérsia na liga americana de futebol”, analisa Cindy Boren, cronista do Washington Post.
O futebol americano está agora a lutar para “sair da sombra” do caso de Ray Rice. Depois de terem descartado Rihanna, a artista usou o Twitter para criticar a atitude da televisão. A CBS reconheceu que a cantora tinha alguma razão, mas nem assim se livrou da fúria.
CBS you pulled my song last week, now you wanna slide it back in this Thursday? NO, Fuck you! Y'all are sad for penalizing me for this.
— Rihanna (@rihanna) September 16, 2014