José Sócrates afirma que o debate socialista para as eleições primárias está “inquinado por insinuações malévolas”. O comentador político da RTP lamentou o “tom e o nível” do debate entre António Costa e António José Seguro, que “está aquém da categoria” que Sócrates esperava. Apoiante de António Costa, o ex-primeiro-ministro considera que “o PS tem de estar preparado para ser uma alternativa política”.

No comentário de domingo, houve também espaço para falar na condenação a três anos e seis meses por prevaricação de titular de cargos políticos de Maria de Lurdes Rodrigues. Sócrates quis deixar “uma palavra de solidariedade pública” àquela que, além de ex-ministra da Educação do seu Governo, classifica de “querida amiga”. José Sócrates diz esperar “uma sentença justa” para Maria de Lurdes Rodrigues que esteja “à altura de toda a sua vida dedicada ao serviço público”.

As críticas ao Governo também não faltaram. Sócrates focou-se em duas questões: o “desastroso” início do ano escolar e o pedido de desculpas da Ministra da Justiça. “O pedido de desculpas tem uma vantagem: é o reconhecimento do fiasco”, refere. Sobre o fecho de alguns tribunais, Sócrates diz que “os cidadãos dessas cidades sentem que o Estado lhes está a virar as costas”. O comentador sintetiza: “em 30 anos, nunca tivemos um falhanço nos tribunais e no início do ano escolar. O Governo fica com esta nódoa que não vai sair.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR