Cerca de 700 crianças e 40 funcionários de saúde foram expostos à bactéria da tuberculose, num hospital em El Paso, no estado do Texas, nos Estados Unidos da América, noticia a CNN.

Um funcionário do hospital, conta o canal televisivo norte-americano, foi trabalhar com a bactéria da tuberculose ativa nos pulmões, entre setembro de 2013 e agosto de 2014 – caso a bactéria não esteja ativa, não é contagiosa. O departamento de saúde pública da cidade de El Paso disse que o funcionário em questão trabalhava na enfermagem de crianças e na unidade pós-parto do hospital.

Até agora, o hospital identificou 706 crianças e 43 funcionários que foram expostos à bactéria. Foi enviada um carta registada e um email às famílias de cada paciente com instruções de como serem testados para a bactéria. Qualquer cuidado médico necessário irá ser providenciado de forma gratuita.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A tuberculose é uma doença infecciosa que causa tosse, dores no peito e dificuldades respiratórias. Estima-se que 2 biliões de pessoas no mundo tenham o que se chama de tuberculose latente, um estado quando a bactéria está inativa no corpo e não causa sintomas.

“Uma vez no corpo, a bactéria, normalmente, fica dormente no corpo durante meses ou anos antes de se espalhar e começar a manifestar sintomas”, afirmou o departamento de saúde pública da cidade de El Paso, em declarações à CNN. “É por isso que é tão importante identificar as pessoas que possam ter sido expostas, testá-las e fornecer um tratamento adequado.”

A bactéria que causa a tuberculose espalha-se pelo ar quando um paciente infetado tosse ou espirra, mas não se trata de uma doença extremamente contagiosa; é necessário um contacto prolongado com uma pessoa infetada para que a bactéria seja transmitida, e que esta esteja ativa.

Pacientes com tuberculose são obrigados a um tratamento durante seis a nove meses, mas existem estripes da bactéria que são mais resistentes. Sem tratamento, a bactéria da tuberculose pode ser mortal. Existe uma vacina para a tuberculose, conhecida por BCG, mas esta não é muito aplicada nos EUA.

O funcionário do hospital infetado já não está a trabalhar e está a receber tratamento.