Fernando Santos vai mesmo ser o substituto de Paulo Bento, apesar do castigo de suspensão de oito jogos a que está sujeito por imposição da FIFA. A decisão foi confirmada esta terça-feira pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF). O selecionador vai ser apresentado já amanhã, ao 12h30, na sede da federação.

Mas Fernando Gomes, presidente da FPF, não se vai limitar a contratar um selecionador. O Observador sabe que está também à procura de uma equipa inteira “experiente” – que deverá incluir um outro treinador. A RTP avança entretanto que esse treinador poderá tratar-se de Ilídio Vale, atual coordenador técnico das seleções de formação na Federação Portuguesa de Futebol, e que foi durante 18 anos responsável pelas equipas juniores do Futebol Clube do Porto.

O objetivo da Federação é contratar uma equipa técnica com “experiência” que inclua um segundo treinador que sirva de substituto do selecionador durante os jogos em que estiver impedido de se sentar no banco. O perfil definido, que acabou por encaixar em Fernando Santos, apontava para um responsável que tivesse passado por clubes e seleções, com mais experiência do que Paulo Bento, com competência técnica e tática reconhecida e que encaixasse no projeto de manter a formação e a equipa ‘A’ numa só estrutura.

A decisão da FIFA de suspender o ainda selecionador da Grécia durante os próximos oito jogos oficiais não vai, assim, ser impedimento para a contratação do português de 59 anos, que já treinou Benfica, Sporting e Porto, para além do PAOK e Panathinaikos. O Observador sabe que a FPF não está a contar que a própria FIFA faça revisão da pena (apesar de um recurso ainda estar em aberto), estando já a planear recorrer para o Tribunal Arbitral do Desporto (TAS). Mas o processo será certamente demorado, pelo que pelo menos nos primeiros três jogos de qualificação para o Europeu de 2016, que se realizam até março, não deverá contar com o selecionador. O jogo seguinte realiza-se em junho, havendo já alguma esperança de que o caso esteja resolvido nessa data. O Observador contactou o TAS que confirmou não ter recebido, até ao momento, qualquer recurso da parte da FPF.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ainda esta terça-feira, a FIFA confirmou à agência Lusa que a suspensão de Fernando Santos “não é definitiva nem vinculativa”, já que o Comité de Apelo continua a avaliar o recurso ao castigo. Sem querer adiantar datas para uma decisão final, nem identificar o autor do recurso, um porta-voz da FIFA limitou-se a confirmar que Fernando Santos “cumprirá a suspensão nos jogos oficiais da próxima equipa que dirija como treinador”. Resta saber quantos serão.

Em termos práticos, a suspensão de Fernando Santos apenas o impede de estar no banco durante os jogos oficiais, pelo que não ficará impedido de, por exemplo, fazer os treinos de adaptação, acompanhar a equipa para o estádio ou dar as conferências de imprensa em nome da equipa.

Recorde-se que o técnico português tinha sido suspenso por oito jogos na sequência da expulsão no jogo contra a Costa Rica a contar para os oitavos de final do Mundial do Brasil. Os helénicos perderam no desempate por grandes penalidades, depois de uma igualdade 1-1 nos 120 minutos. Fernando Santos recebeu a ordem de expulsão já no final do prolongamento. Na altura, a federação grega recebeu a notificação relativa aos oito jogos, só que não informou o treinador, que só teve acesso à decisão após esgotado o período útil para poder recorrer.