Iniciam-se na próxima quinta-feira os trabalhos da comissão parlamentar de inquérito à gestão do Banco Espírito Santo (BES) e ao Grupo Espírito Santo (GES), que será presidida pelo deputado do PSD Fernando Negrão. Os restantes membros da comissão também já foram escolhidos pelos respetivos partidos.

Carlos Abreu Amorim, do PSD, e Cecília Meireles, do CDS, serão os principais rostos da maioria na comissão, cuja lista completa de audições será divulgada no decorrer da próxima semana. Para o PSD, a prioridade será, segundo o Expresso, perceber de que forma o BES e o GES foram geridos sob a orientação de Ricardo Salgado – e não tanto a comparação entre a forma como foi gerido este processo e o do BPN, em 2008. Os outros deputados do PSD nesta comissão de inquérito serão Duarte Pacheco, Clara Marques Mendes, Pedro Saraiva e Duarte Marques.

Do lado da oposição, o coordenador do PS será Pedro Nuno Santos, que estará à frente de um grupo de deputados onde se incluem ainda Ana Paula Vitorino, João Galamba, Filipe Neto Brandão e José Magalhães. Este último tem uma missão bem definida: encontrar o “sexto homem”, a pessoa que terá recebido dinheiro no âmbito do negócio dos submarinos, além de outras cinco do Conselho Superior do GES.

O coordenador do PCP será o deputado Manuel Tiago, que também coordena a delegação partidária na comissão parlamentar de ambiente e tem assento na comissão de inquérito ao caso Camarate. Pelo lado do Bloco de Esquerda, a representante será Mariana Mortágua.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR