Ainda agora começámos a conceber a ideia de carros que andam sozinhos e já há quem esteja a pensar (e a fazer) em grande. A Mercedes apresentou em Hannover o Future Truck 2025, um camião equipado com tecnologia de ponta e um piloto automático que mantém muito mais do que a velocidade. A marca alemã garante que esta super máquina liberta o homem da condução em autoestrada, a bem da segurança.

A Mercedes esclarece que este sistema de piloto automático apenas pode ser usado em autoestrada, não está desenhado para a condução citadina. Mas é precisamente nas viagens longas e monótonas que ocorrem a maioria dos acidentes, daí que este veículo se apresente como uma solução importante para reduzir os níveis de sinistralidade rodoviária — que geralmente têm consequências graves, sobretudo quando envolvem veículos ligeiros.

O Future Truck está equipado com múltiplas câmaras e sensores que garantem uma viagem de cruzeiro confortável e segura a 80 quilómetros por hora. Ao condutor é permitido tirar os olhos da estrada e relaxar, embora a marca alemã sublinhe que o piloto automático nunca se sobrepõe aos comandos de quem dirige. As imagens não apresentam muitos detalhes, mas pelo que se pode ver, haverá certamente quartos de hotel menos confortáveis.

Este nível de automatização aumenta a segurança e, como nota a The Verge, bem pode ser uma solução capaz de cativar novos profissionais para as transportadoras de longo curso, que nos EUA têm um défice de dezenas de milhares de condutores. Apesar do avanço tecnológico, a segurança imposta pelos legisladores internacionais faz com que a Mercedes mantenha os pés bem assentes no chão: este camião não deverá ser comercializado nos próximos dez anos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR