A enfermeira espanhola Teresa Romero começou a criar defesas contra o vírus Ébola, mas não se descartam eventuais complicações pulmonares, noticia hoje o jornal espanhol ABC.

De acordo com o ‘site’ do jornal, desconhece-se se essas defesas são criadas por si própria ou se se devem aos anticorpos do soro doado pela Irmã Paciência, que foi infetada em agosto, mas recuperou totalmente da doença.

Segundo o jornal, a auxiliar de enfermagem Teresa Romero, de 44 anos, passou “uma noite de altos e baixos”, devido ao problema do pulmão, por isso o prognóstico continua a ser grave e não se descartam complicações pulmonares, cardiovasculares, entre outras.

“Teresa tem-se mantido a dieta. Só é alimentada por soro, embora tenha sede, tendo até já bebido água. Está melhor em quase tudo e, a menos que surjam complicações, a evolução é boa”, escreve o jornal.

Contudo, acrescenta, tem insuficiência respiratória, que pode dever-se ao vírus, pelo que respira através de uma máscara de oxigénio, diz o jornal, citando fontes hospitalares.

O seu fígado, outros dos órgãos vitais afetados, melhora, ainda que devagar.

No sábado, a auxiliar de enfermagem completou o seu terceiro dia sem febre.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR