O presidente do Banco BIC, Luís Mira Amaral, criticou esta quarta-feira a continuidade e o aumento do imposto extraordinário sobre a banca em 2015, acusando o Governo de “tentar sacar dinheiro onde lhe for possível”.

Em declarações à Lusa, Mira Amaral sublinhou que os bancos já pagam aquele imposto desde 2012, sendo que em 2013 também passaram a contribuir para o Fundo de Resolução Bancário.

“Isto é uma carga pesadíssima sobre os bancos, a vida dos bancos hoje não está nada fácil”, referiu.

Segundo a proposta do Orçamento do Estado para 2015, o Governo aumenta a contribuição sobre o setor bancário, medida extraordinária instituída pelo Executivo Sócrates para vigorar em 2011, esperando encaixar mais 31 milhões de euros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Mira Amaral defendeu que este imposto, “se tinha alguma lógica, era para ir diretamente para o Fundo de Resolução bancário e não para os cofres do Estado”.

Para o presidente do Banco BIC, aquele imposto extraordinário só acabar quando os governos decidirem cortar a sério na despesa pública, “no monstro público que temos no país”.

“Enquanto isso não acontecer, hão de tentar sacar dinheiro onde for possível”, acentuou.

Deu como exemplo a fiscalidade verde, que classificou como “imposto exótico” e como um “contrassenso”.

“É um contrassenso em termos europeus taxarem-nos com fiscalidade verde, quando somos dos países que menos polui, que menos emite CO2 a nível europeu, e portanto é um desculpa esfarrapada chamar-lhe fiscalidade verde. Foi mais uma maneira de arranjarem mais algum para os cofres do Estado”, rematou.

Mira Amaral falava em Barcelos, à margem da assinatura de um protocolo entre a Associação Comercial e Industrial local e o Banco BIC, com o objetivo de proporcionar aos seus associados condições preferenciais em produtos e serviços financeiros.