A dupla portuguesa Marques’Almeida foi nomeada esta quarta-feira pelo segundo ano consecutivo para os British Fashion Awards, prémios britânicos da moda, na categoria de Talento Emergente – Moda feminina, foi anunciado esta quarta-feira.

Composta por Marta Marques e Paulo Almeida, a dupla de designers participa desde 2010 na Semana da Moda de Londres, cidade onde se instalaram em 2009.

Têm uma marca própria vendida em vários países, mas este ano destacaram-se pelo convite para criarem uma coleção para a rede de lojas internacional Topshop.

A dupla, que tem a ganga como material de eleição e os anos 1990, particularmente o movimento ‘grunge’, como inspiração base, tem peças em mais de 25 pontos de venda em todo o mundo, excluindo Portugal.

Chegaram a apresentar coleções em Portugal, na ModaLisboa, mas “o crescimento da marca e a necessidade de responder a novos projetos tornaram-se inconciliáveis com a apresentação em Lisboa”.

As peças que os dois designers criam aparecem frequentemente em revistas e blogues de moda, vestidas por várias atrizes ou modelos, e a crítica especializada considera-os um dos novos talentos da moda internacional.

Os Marques’Almeida disputam o prémio este ano com os designers 1205 e Thomas Tait, cujo vencedor será anunciado a 01 de dezembro em Londres.