Angola produziu aproximadamente 51 milhões de barris de petróleo no mês de setembro, de acordo com um relatório do Ministério dos Petróleos a que a agência Lusa teve acesso esta segunda-feira.

Segundo o documento sobre o setor de Petróleo e Gás em Angola, apesar de a produção angolana até estar a recuperar das quebras no primeiro semestre do ano, este resultado apresenta uma “diminuição em torno de 2,5 por cento”, em comparação com o mês anterior.

A produção angolana cifrou-se em agosto (31 dias) em quase 53 milhões de barris de petróleo.

Com estes dados a produção estabilizou entre agosto e setembro em 1,7 milhões de barris de petróleo diários, por contraste com os cerca de 1,5 milhões de barris por dia verificados no primeiro semestre.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Já as exportações de petróleo bruto totalizaram cerca de 49,4 milhões de barris, o que demonstra uma diminuição de 6,9%, face a agosto.

O mesmo relatório indica que Angola produziu, ainda durante o mês de setembro, cerca de 539,2 mil barris de gás de petróleo liquefeito, um aumento de 3,34% por comparação com o mês anterior.

O documento reflete também a atividade da Refinaria de Luanda, que processou aproximadamente 190,4 mil toneladas de petróleo bruto, uma quebra de cerca de 9% face a agosto.